BARTOLINITE, BARTHOLIN, BARTOLINECTOMIA, MARSUPIALIZAÇÃO

Para quem nunca ouviu falar, Glândula de Bartholin são glândulas responsáveis pela lubrificação vaginal, localizadas bilateralmente.

Em algumas mulheres essas glândulas podem inflamar e infeccionar – causando a BARTOLINITE, uma infecção muito dolorosa, em que a pessoa não consegue andar, sentar, e se submete  a uma drenagem, que alivia os sintomas.

Porém não resolve o problema, pois essa glândula pode voltar a inchar e infeccionar.

Alguns médicos fazem então uma cirurgia para abrir o canal da glândula, chamada de marsupialização. Deixam então um canal aberto para saída do muco.

Em outras mulheres a glândula apenas entope, sem inflamar ou causar infecção… Mas com a saída do canal entupida o muco não sai, o que causa o aumento da glândula.

A mulher não apresenta sintomas, apenas nota um caroço ao lado da vagina, e pensa ser uma doença venéra, um furúnculo ou pelo encravado, ou então descobre na consulta ao ginecologista.

Há oito anos eu estava com esse problema, e como não tinha sintoma, e nem apresentava dificuldade na relação sexual, fui deixando como estava.

Dois médicos que consultei quiseram operar, ao contrário do que tenho lido, de que os médicos não querem fazer a cirurgia porque é pequena e a mulher não tem sintomas…

Por várias vezes quis marcar a cirurgia mas adiava para fazê-la nas férias e nunca dava certo. Enfim, este ano, resolvi que ia fazê-la, porque a glândula estava bem grande e apesar de não doer,  estava feia.

Hoje estou no sexto dia do  pós-operaratório, e estou indo  bem.

Deixo aqui esse post para dar umas dicas para as mulheres que vão se submeter a esta cirurgia, que precisam fazê-la e estão sem coragem.

A cirurgia é simples, eu tomei a raqui como anestesia, e dormi o tempo todo, tranquilizante na veia, acordei um pouco antes de terminar, e o anestesista perguntou se eu queria dormir mais, e eu quis.

Sangra bastante durante a operação mas depois não sangra muito.

Usei um tampão e é bom a pessoa levar um absorvente quando for operar, para quando for sair.

O meu médico me deu uma semana de repouso,  lisador e voltarem.

Não sinto dor, mas um desconforto no local. Ficou um hematoma embaixo da virilha, que está diminuindo aos poucos.

No terceiro dia fiz banho de assento, o que ajudou bastante a aliviar a sensaçao de desconforto  e dormi melhor.

É importante não usar roupas apertadas, e para dormir não usar calcinha, com uma camisola comprida ou pijama bem largo.

Continua uma secreção, e dizem que irá até o sétimo dia, vamos ver.

Evitem sentar de pernas cruzadas, e tentem ficar o máximo deitadas em posição confortável, que não apóie a região operada.

Tomar bastante água e outros líquidos, para desintoxicar da anestesia.

Não dirigir até o sétimo dia, se possível.

Não ter relação por um mês.

Evite forçar o local, abaixar, levantar peso.

Mantenha a área limpa. Não dói para ir ao banheiro.

Cuide-se  e boa recuperação!

 

 

MEU MÉDICO: DR. CÁSSIO ATSUSHI YOSHIMOTO

Rua Esperança, 282 – Sl.2-Terreo-Ed.Med Center 
V.Jaci – São José dos Campos/SP
Telefone(s): 12 39413526
Anúncios

532 comentários em “BARTOLINITE, BARTHOLIN, BARTOLINECTOMIA, MARSUPIALIZAÇÃO

  1. 13° dia, ainda dói voltei tomar o remédio para dor, mas quando está chegando o horario do remedio, recomeça a dor…
    Ficar em pé ou sentada muitas horas seguidas, dá um desconforto e começa latejar.
    O sangramento pode perdurar por um mês.

    1. FIZ MARSUPIALIZAÇAO DAS DUAS GLANDULAS A 10 DIAS E AINDA DOI MUITO…PRA ANDAR E TERRIVEL E SENTAR NAO TEM COMO!!! O REMEDIO ALIVIA UM POUCO A DOR…VOU AO MEDICO Q FEZ A CIRURGIA TDOS OS DIAS PRA FAZER O CURATIVO E ESSA HRA E A PIOR DO MEU DIA…O MEDICO ME DISSE Q VAI MTOS DIAS ASSIM ATE Q A ”BOLSA” SE FECHE. ME DEU 3 MESES
      DE RECUPERAÇAO….ISSO E TERRIVEL NINGUEM MERECE PASSAR POR ISSO.

      1. melhor seria ter tirado de vez, pois muitas mulheres falam que sempre volta a inflamar… que pena! Melhoras, a minha ta melhorando a cada dia, doendo menos, consigo trabalhar, só lá pelas 4 da tarde começa me incomodar… abraços

      2. Olá! Estou passando por um processo de Bartholin estou com abscesso e isso dói de mais. .. fui ao ginecologista me passou antibióticos e anti-inflamatório. Estou com muito medo … Mais prefiro fazer a cirurgia e retirar a glândula. Mais tô com dificuldades de encontrar um hospital no município onde eu moro.. até mesmo municípios vizinho que faça esse tipo de procedimento. .. tenho muito medo de ficar meia deformada depois que os pontos caírem… Depois da sua recuperação você ficou normal?

    2. Oi, estou muito chateada, operei em agosto de 2013 desse mal… em novembro tive novamente o problema do mesmo lado após uma relação sexual. Em dezembro fiz novamente a cirurgia. O médico me pediu que ficasse sem relações por 5 meses… e assim o fiz, todos os outros médicos diziam que ele havia exagerado. Em 09 de maio de 2014 ele me deu alta …. inclusive para o sexo, no dia 10mtive relação sexual e olha a Bartholinite lá novamente… não sei o que fazer e o que pensar, porque fiquei sabendo que uma vez feita a cirurgia o problema não mais voltaria. Por causa da segunda cirurgia fui demitida do trabalho.

      1. Olá! Eu fiz uma marsupialização no mês de maio (2015), quando estava fazendo exatamente um mês o canal obstruiu e a glâdula voltou;! Tive que fazer outra cirurgia, pois, ela estava crescendo rapidamene e o pior de tudo isso é que eu estou grávida…A segunda foi em junho, fez um mês e a área da cirurgia continua inchada, é um incomodo terrível mas, o uso de proflan pomada ajuda um pouco pra quem esta grávida como eu e não pode tomar medicamentos.

      2. Cada Medico diz uma coisa diferente já passei por varios ja fiz mais de 5 drenagens que eles chamam de cirurgia isso é considerado mas não é a cirurgia retirada da glandula.

    3. Oi Adriana tudo bem? Nem sei se vai chegar essa mensagem até vc, mas há dois anos tive cisto de bartonilite, fiz uma drenagem, depois de meses começou a crescer o caroço novamente, mas não com a mesma dor de antes, só que de vez em quando ao sentar encomoda, e fica latejando muito e algumas vezes sinto dor. Tenho muito medo de ter que fazer cirurgia, mas dessa vez não vou ter saída, a cirurgia é tranquila? Obrigada por me ajudar.

      1. Olá! Hj faz 7 dias que operei, no meu caso , fiz a retirada da glandula, pois se drenasse apenas, logo voltaria a aparecer. Minha anestesia foi local e uma sedação venosa , acordei antes mesmo do término da cirurgia que durou 26 min. Após , fui p sala pós cirúrgica e fiquei por uma hr, em seguida fui liberada p casa. Atestado de 5 dias. Remédio ele só passou caso eu sentisse dor, nimesulida. Mas , n sinto nada, só sai um pouco de secreção ainda, mas, uso protetor diário e pronto. Dirijo, sento, ando, só n posso ter relação por 15 dias. Ah! Os pontos são internos e eles caem sozinhos.
        Abraços e boa sorte!

    4. Olá fiz uma bartolinectomia dia 23 de Setembro de 2015 no 5° dia rebentou 2 pontos no 8° dia foi meu retorno a medica do sus muito ruim me pediu mais repouso e me indicou o spray andolba hoje estou no 11° dia rebentaram mais 3 pontos e detalhe estou de repouso absoluto desde que sai do hospital a cirurgia está aberta na lateral do labio será que vai demorar muito pra fechar

      1. Bom dia Kenia, eu estava lendo sua mensagem e está acontecendo a mesma coisa comigo. Fiz a cirurgia faz 8 dias e tbem Arrebentaram pontos e está aberto. O médico receitou o Andolba mas ainda sangra. Já tomei o antibiótico certinho mas Por estar aberto fico preocupada com infecção. Vi que vc fez em 2015, e dai como foi depois do que vc falou?

      2. Boa noite , hoje fazem 11 dias que operei, retirei a glandula, meus pontos externos cairam todos, abriua cirurgia, isso que toda vez que eu fazia xixi, fazia no box e passava a duxinha sempre, secava bem, passava andolba. Estou tomado antiflamatorio mais ainda estou ruim.
        Olha que eu ja tive parto normal com fórceps do primeiro filho.
        Mais o meu pós operatório ta me chateando bastante.

        Regina Oliveira.

      1. Fiz a marsupialização esquerda. e retirada da direita..20 dias depois tive minha primeira relação sexual ..e senti um estalo…..fiquei c dor local…e em abstinência mais 15 dias….e toda vez sinto q ficou muito sensibilizada a região. ….Outra coisa. …na voltou a lubrificação. …alguém aqui passou por isso?!

    5. Oi Adriana, fiz a retirada de toda a glândula dia 30/12/15, estou me recuperando, pois meu tive uma recuperação muito dolorosa, sangrou horrores, sofri demais.. hj faz vintes dias e meus pontos ainda não caíram, demora assim mesmo? O medico me disse que ia cair sozinho. Fora isso sai um liquido com odor bem franco também que eu não posso ficar sem absorvente, sai demais, a medica me disse que é normal sair, mais queria saber até quando? Só tenho retorno em fevereiro ta um pouco longe do dia. Só algumas dúvidas rs. Bjs e abraço

    6. Boa noite querida fiz a cirurgia da retirada da grandula tem 23 dias, quero saber se dá pra ter relação oral, não fica desconfortável na hora a lubrificação e boa. Mais foi super tranquilo a cirurgia estou bem.

    7. Olá, na semana passada notei que tinha aparecido um cisto mas nem tinha dado bola, não doía nem nada. Quando foi no sábado, eu acordei com uma dor horrível e mal conseguia andar. No domingo acordei pior e o cisto já tava maior e vermelho. Na segunda feira fui no ginecologista e ele furou e drenou um pouco (sem anestesia) quase morri de dor, não saiu e nem sangrou nada mas o abcesso ainda estava lá e mais dolorido, ele acabou inflamando mais com a drenagem. Na quinta feira (hoje) fiz outra drenagem e já não dói mais, o abcesso está menor mas pra fazer xixi tá sendo uma tortura (ele teve que furar na parte exposta pra não ter perigo de entupir outra vez), toda vez que faço xixi me queima tudo. Estava lendo os comentários e estou com bastante anseio de que volte, eu sofri MUITO, os dias com abcesso eu fiquei imóvel na cama e a drenagem foi horrível, quero operar pra tirar a glândula mas tenho medo de inflamar a outra e acabar sem nenhuma. Detalhe: tenho 18 anos e não tenho relações sexuais, simplesmente surgiu do nada… A intensidade da dor que tive fazia com que eu desmaiasse toda vez que levantava da cama, to cheia de hematomas por ter caído, mais alguém aconteceu isso?
      Mas é isso… Espero que isso acabe logo e vou me informar sobre a retirada da glândula.

      1. Oi, Fernanda!! Minha Bartolinite também apareceu sem relações sexuais, o que foi um espanto para o (primeiro) médico que me atendeu, pois ele afirmou que era raro aparecer assim. As minhas crises foram verdadeiramente terríveis!! Fui a 5 médicos diferentes e todos se assustavam com a dimensão dos meus inchaços. Tive uma crise que durou 1 mês inteiro, indo todo dia ao médico para drenar e fazer incisão (tudo sem anestesia, claro, pra aumentar o sofrimento). Nunca cheguei a desmaiar de dor, mas minha última crise que fiz a drenagem, eu fui na lua e voltei de tanta dor!! Foi a minha pior crise, com certeza. A (quarta) médica que me atendeu comentou que não conseguia imaginar a dor que eu estava sentindo, pois minha situação parecia de estupro coletivo (o que não aconteceu, era apenas o inchaço da bendita Bartolinite). No total já tive 6 crises (ao longo de 1 ano), e hoje consegui finalmente fazer a marsupialização pelo SUS, a médica cogitou a retirada da glândula, mas acabou preferindo este procedimento e não sei se vou fazer a cirurgia de retirada total. Confesso que os comentários aqui me deixaram bem receosa quanto ao procedimento. Saí do hospital toda feliz, pois a médica me garantiu que estou curada e nunca mais terei crises! Estou com dores sim e muito incomodo, sinto mts repuxadas na área. Estou a base de anti-inflamatório e antibiótico, tive que tomar em todas as crises. A minha sugestão é que você procure um médico bem rápido e veja logo a cirurgia, pois passar por isso tantas vezes é super exaustivo.

      2. A primeira vez que eu tive bartholineti eu nao desmaiei, mais fiquei com muita febre e com a pressao super baixa. So esse ano de 2016 de janeiro a outubro ela atacou 6 vezes!!! Fiz hj uma marsupializacao, estou muito confiante que nao vai voltar mais🙏🏻

    8. Oi Adriana, fiz a bendita dessa cirurgia também, porém estou muito asustado. Pois um ponto abriu. Já li quase todos depoimentos. Amanhã irie em outro médico pra ele ver e se é normal acontecer isso e qual tratamento devo fazer agora. Hj faz 8 dias e não consigo ficar muito tempo sentada. Será se tem algum remédio para cicatriza mais rápido. Pq volto a trabalhar e estou com meu de não melhorar até lá

    9. Sofri com essa praga 10x direto!!! Nada comparado a primeira vez que inflamou e cresceeu tanto que eu fiquei com febre e pressao baixa. Nesse ano de 2016 tive 5 vzs de janeiro a outubro. Hoje dia 07/11 fiz a marsupializacao, estou com mt fe de que vai resolver o meu problema. Detalhe: acabei de sair do hospital e vim olhar sob o pos operários no google e achei esse blog. Nao estou sentindo nada, e comecarei os medicamentos amanha!!!! Meninas uma dica, para alivar a dor e vazar o cisto compressa de agua quente. Eu fazia com balao, enchia ele com agua morna, amarrava e punha no local. Abracosss!!!

  2. Olá, fiz a bartolinectomia e o procedimento foi semelhante ao seu, sangrou pouco depois da cirurgia, mas junto ao sangramento tive desde que operei um corrimento, com odor até forte. Parou o sangramento e ele continua, mas não sinto dor, nem febre, nem nada, dói cada vez menos. Não sei se pode ser da própria infecção que estava causando as crises, estou perto do período menstrual também, mas estou preocupada, sabe me dizer se é assim mesmo? Um abraço!

      1. Olá Adriana. Me chamo Maria do socorro ja é a terceira vez que tenho o cisto de bartolin. A primeira vez do lado esquerdo, a medica fez uma marsupialização com menos de um ano voltou novamente ai ela fez a retirada da glândula ñ sentir mais nada. Quando foi em Julho de 2015 a glândula direita também intupiu ela fez novamente a marsupialização agora tornou voltar e a medica vai retirar de vez à glândula. A minha sorte e que nas quatros vezez nunca inflamou, mais é horrível ter que fazer procedimento direto. Adriana me diz uma coisa qndo não inflama é por que não tem nenhuma D S T? E quando se tira a glândula ela não corre mais rico de intupir?. Aguardo sua resposta obrigado.

      1. Tenho esse problema a 10 anos acontece a cada 6 meses nao aguento mais apos drenar some entao nao me operam falam q tem q formar um cistinho duro para poderem retirar. Falam q tem q encpsular mas nao acontece apos drenar some tudo e dali 6 meses volta

      2. Acho que deveria se informar um pouco mais, pq tem a ver sim com dst, pergunte ao seu ginicologista ou coloque no Google causas que vai ver.

      3. Eu fiz essa cirurgia em DEZ/15. No inicio inchou..o medico abriu um novo canal. Ja tem 31 dias, não ta inchado mas sinto um caroço…da de ver que ta aberto. Vou tentar uma relação sexual com meu parceiro…vms ver como reage.

      4. Ola voce poderia me indicar o seu médico? pois ja fiz duas vezes a cirurgia, na primeira foi normal mas voltou e agora a medica deixou deforme o local.

      1. Se não pode operar pede
        Para aumentar o buraco da passagem da lubrificação. Foi o Q aconteceu com a minha sogra e ela nunca mais teve problema

      2. Oi, to muito assustada. Já fiz cirurgia. Não melhorei. O médico fisse que tirou tudo. Mad imflame e doi. O que eu faço? Agora deu problema no meu preventivo será que tem a ver com ad glândulas de bartolon.?

      3. Neuza, queproblema deu no exame preventivo? Se for infecção por bactéria, vai ter que tomar antibióticos, eu se fosse vc procuraria outro ou outros médicos para ver a opinião deles e decidir. Que cirurgia vc fez, bartolinite ou marsupialização?
        Bjs, aguardo seu retorno

      4. DST pode ser uma das causas, mas não somente ela. Existem bactérias da pele e do trato gastrointestinal que também podem provocar. Cuidado para não ficar disseminando este tipo de informação errada Maria, acho que todas que passamos por ela, já sofremos muito com as dores para termos que passar também por este tipo de preconceito. Abraços!

    1. Eu tive o entupimento da glandula de bartholin por 5 vezes, a primeira vez eu estava no Brasil, fui a um posto de saúde morrendo de medo, uma enfermeira me acalmou e me explicou o q era , disse pra mim ir no outro dia q o médico estaria e ele examinaria, tive sorte q nesse dia o cisto drenou naturalmente neste dia, quando deitei na mesa ginecológica ( o médico me atendeu super mal) me passou antibiótico e creme vaginal, tive alergia ao creme vaginal , mas tudo ok. Depois de 1 ano fui morar nos EUA e tive reincidiva, fiz drenagem . Depois me mudei para o Canadá e tive mais uma reincidiva 1 ano depois, novamente drenagem, o médico falou da cirurgia, na época não,podia fazer porq não podia usar o sistema público de saúde daqui, em 6 meses novamente, dessa vez fiquei muito mal , não consegui mais caminhar e novamente drenagem, com mais 6 meses novamente dessa vez quando cheguei ao hospital o médico disse q faria a cirurgia naquele dia , fiz a cirurgia (marsupializacao) fazem 9 dias , ainda estou me recuperando mas estou com medo de ter na glândula do lado direito também pois tive 1 vez ela entupida. A cirurgia foi bem tranqüila .

  3. Boa noite,

    Operei há 4 dias.
    Estou muito receosa, não que eu sinta dores, pois na verdade estou super bem.
    Tenho medo de sentir dores nas relações sexuais e da falta de lubrificação, mesmo tendo ainda uma glândula em perfeitas condições.
    Bom é isso, lí muitos depoimentos e alguns relatos são horríveis!!!
    Estou muito assustada com isso.

    1. Olha Marisa estou bem faço sexo normalmente como se nao tivesse tido nada antes, perfeito………..E vc, como esta agora????
      A lubrificaçao ta ok, mas se quiser usa um lubrificante, tipo Ky, que ajuda ainda mais, beijocas!!!!

  4. Oi Adriana, fiz a cirurgia há 23 dias, aconteceu tudo como vc já sabe, mesmo com um pouco de dor eu voltei ao trabalho no quinto dia, ainda dói um pouco só na região da operação, principalmente porque um pontinho não fechou direito. Demora mesmo a cicatrização??? Quanto tempo vc levou para fazer sexo??? Parabéns pelo blog, pois esse problema é tão chato que a gente tem até vergonha de conversar com as pessoas ou perguntar “quem já teve isso”. É como vc falou, não é uma doença, mas incomada hein!!! bjs…

  5. Oi Adriana! Gostaria de saber como você está após estes meses de recuperação. Meu problema é similar ao seu, possuo somente o cisto, sem inflamação. O que realmente me incomoda é a falta de lubrificação. Após a marsupialização sua lubrificação voltou? Tenho medo de encarar uma cirurgia e piorar o problema, pois vejo que muitas mulheres se queixam de dor após a operação. Percebi o cisto e a falta de lubrificação há quase um ano, então o cisto está bem pequeno até.

    1. A lubrificação nao melhora, pq tira a glândula que a produz, eu ainda tenho pq só tirei uma delas… Garanto que melhorei muito, nao piorou o problema nao, me sinto mais feliz apos tirar, pois antes tinha vergonha e agora sou eu mesma de novo, sem deformações… Crie coragem, quanto antes, melhor, se esta pequeno o cisto, a cirurgia sera menos invasiva e a recuperação vai ser rápida…beijocas, feliz 2014!

      1. Bom dia tenho o mesmo problemas a 8 anos hoje mesmo estou sem trabalha desde segunda feira não aguento mais essa dor a minha duvida e poder opera ela inflamada.

      2. Oi Adriana fiz a cirurgia há 12 dias, não senti dores, só uns incômodos a hora que estava passando o efeito da anestesia, e tive muito sangramento devido ao corte de uma veia, perdi muito sangue por falta de atenção dos outros médicos que me atenderam após a cirurgia, o médico que fez a cirurgia não mora na mesma cidade que eu, a hora que terminou a cirurgia estava tudo normal segundo minha mãe que assistiu, eu não estava sangrando muito, acredito que no movimento que eu fiz de entrar no carro rompeu a veia que deve ter sido riscada no momento da cirurgia, mas fora a hemorragia eu estou ótima os pontos caíram no 7º dia já esta tudo cicatrizado. Segui suas dicas e deu tudo certo. bjussss

  6. Fiz a cirurgia hoje faz 3 dias estou me sentindo super bem nao senti nada depois da nestesia achei bem tranquilo so e ruim ficar de repouso 8 dias mas recomendo porque todo mes a glandula inflamava e era aquela dor horrivel,desejo boa sorte a todas as mulheres que precisam fazer tb porque nao e nada facil sentir isso so quem teve sabe o sofrimento.

  7. Adriana, agradeço por ter deixado o seu relato sobre a bartolinectomia, além de responder as perguntas das colegas. O seu relato está sendo muito importante pra mim, que irei fazer a cirurgia em breve. Nunca inflamou, mas está feia pelo tamanho.
    Um abraço e obrigada mesmo.

    1. Andreia, sabe que nem olhei antes da sua pergunta? Qualquer cicatriz é melhor do que a deformaçao que estava antes…

      Bem, olhei e é minima, por dentro, nao da nem pra ver direito…
      Coragem e faça ja vale mesmo a pena!

  8. Oi meninas, estou com o encaminhamento pra fazer a cirurgia de retirada da glândula, pois ja inflamou 3 vezes. Estou tranquila, mas de vez em quando da um medinho. Quanto tempo leva para se recuperar de vez da cirurgia?

      1. Adriana! Estava lendo o blog e estou pra marcar o ginecologista, já tive varias vezes do lado direito e faz uns 9 anos que sumiu, não tive mais!! Agora estou do lado esquerdo há muitooo tempo, não dói pra nada, mas está feio, bem inchado, estou com dúvidas se irei operar, meu receio é pra ter relações depois, como vai ficar a lubrificação.

      2. Se eu fosse voce eu operaria, mesmo sem dor, é até melhor porque não está infeccionada. depois é tranuilo pra ter relações, se vc tem a do lado direito ainda vai ter lubrificação, e dá pra usar um gel tb pra ajudar.. Bj

  9. Olá, descobri esse problema ah 6 dias e procurei um médico, porém me receitou uns antibióticos ,mas a dor não para e tenho dificuldade para andar e sentar cada dia que passa, o que devo fazer?

  10. Olá! Fui em outro médico depois de várias inflamações e ela me indicou a Marsupialização, me disse que a retirada total da glândula é muito mais complexa, pois ela é muito profunda, lendo a sua experiência fiquei insegura.

      1. Olá! Sou de Portugal e dei com esta conversa! Tenho feito bartolinites sucessivas do lado esquerdo. Em março de 2013 fiz marsupializaçao e um mês depois a glândula já tinha fechado de novo! Fiz a cirurgia de remoção da glândula há 4 dias, com anestesia geral. Ainda dói, está inchado e negro, mas é normal. A minha ginecologista mandou fazer 2 dias de cama e 2 semanas sem trabalhar nem fazer esforços. Arde um pouco e tenho feito gelo e analgésicos. Penso que sofri mais com a marsupializaçao. Agora já não tenho posição para estar no sofá! Boa sorte a todas e não tenham medo!

  11. Descobri ontem que eu tinha. A ginecologista me passou vibramicina e tilatil, mas eles nao sao para dor, certo? O que vocês tomam para alivia-la, pq sentar e andar eh terrível pra mim e eu trabalho andando e a medica so me deu o comparecimento e eu preciso acabar com essa dor para trabalhar.

      1. A minha ginecologista receitava-me sempre antibiótico e anti-inflamatório, tipo ibuprofeno, que tb é para a dor. Banho de assento quente alivia.

    1. Eu sofri com esse problema por 2anos do lado esquerdo,hj faz 4 dias q retirei a glandula.Na verdade quando ela esta inchada infectada como os medicos falam nenhum remedio traz alivio
      p a dor somente a drenagem
      q e um corte para retirar o pus q alivia na hora a dor,e depois tratamento com antibioticos…pode ter certeza nenhum analgesico alivia so a drenagem espontanea ou comedico.Procure o quanto antes retirar a glandula quando acontece 1 vez nao tem jeito acontece sempre, a recuperaçao da bartolinectomia e muuuuuito tranquila estou tao fiz e aliviada por ter me livrado desse problema q me sinto na obrigaçao de dar o caminho da luz a quem tem esse problema.DEsculpa o texto rs melhoras.

      1. ola amiga me chamo elaine estou com um cisto uretral tenho que fazer a cirurgia o medico me disse que é feito já no começo da vagina que e um cortinho de uns três cm e leva uns três pontos e que tem que ficar com sonda uns cinco dias não tenho dor forte só incomodo e dor na relação sexual estou desesperada pois sou muito medrosa nunca fiz cirurgia tenho medo da dor apos cirurgia da anestesia raqui em fim tenho medo de tudo por favor me ajude vejo relatos de pessoas que fizeram e falam que o pós operatório e muito dolorido não tenho coragem de marcar a cirurgia desde já agradeço pela sua atenção beijossss fica com deus

      2. Tudo que é tratado no começo é melhor… eu tb demorei por um pouco de medo, e como disse não tinha dor, mas deveria ter feito antes que foi muito tranquilo…Cria coragem s doer, é melhor do que deixar crescer ainda mais!

  12. Olá meninas, estou aqui mais uma vez, agora pra falar sobre a marsupialização, eu a fiz e posso dizer que, pelo menos em mim, voltou, e voltou duas vezes.
    Acho ainda que o melhor a se fazer é a cirurgia mesmo. ;*

      1. Oi, eu fiz marsupialização,ja drenei , passa um tempo volta a doer, pior, no meu caso não consigo marcar a cirurgia, pois incha,tipo uma veia, mas não inflama, dai o medico diz que não pode retirar a glandula quando não esta inflamada, estou muito triste, pois não sei o que fazer, é só manter relação sexual, que ali inça tipo uma bolha de queimado, alguém pode me dar uma luz???valeu

      2. oi desculpa a demora. Só pode operar quando NÂO está inflamada. A minha nunca inflamou ou doeu, mas sei que a dor é muito grande! Melhor insistir com ele ou procurar outro médico.
        Bj

    1. Oi, eu tive infecção na glândula 11 vezes só em 2015… Decidi fazer a marsupializacao. Estou no 9 dia, ao falta um ponto para cair! Estou bem!
      Li alguns comentários sobre ser DST ou não… A minha médica disse que há 4 tipos de bactérias que podem infectar essa glândula e que há um exame específico para descobrir. Após a minha recuperacao eu vou fazer, pois assim posso tratar diretamente contra a bactéria certa! Ela tbm pediu que meu noivo vá até o Urologista e peça o mesmo exame, assim se ele tiver alguma bactéria, que ele trate tbm e assim não volta para mim.
      Bjos

  13. fiz punção a mais ou menos 4 anos e medico disse q tinha tirado a glandula porem nunca cicatrizou e sempre tenho q espremer pq doi muito e sai um liquido amarelo tipo puz durante esses anos quase td mes vou ao um medico diferente pois não me conformo com isso q me aconteçe queria voltar a ser normal hj tenho vergonha de ter relação pois ficou tipo uma espora de galo quando foi ontem senti dor fui ao banheiro quando me toquei percebi um caroço enorme porem não para fora e sim por dentro pois eu me toquei intimamente esta doendo muito msm fui no medico hj ele me disse q temos quatro glandulas dessa acho q ele ta e louco pois em tds os lugares que li so vejo dizer q temos duas ele mandou eu tomar azitromicina de 8 em 8 hrs por cinco dias e procurar meu medico como se não conheço nenhum medico q cuide disso pois go não adianta então adrinaroos por favor será que vc poderia me passar o contado do seu medico moro em são paulo vai vou ate ao japão se for necessario so quero sarar obrigada estou desesperada já pois isso doi muito e to com muito medo pois se tivesse saido pra fora td bem o meu ta interno

  14. Ola. Fiz a cirurgia inicialmente estava tudi bem, no 5 dia surgiu um sangramento q ja dura 4 dias. Isso é normal? Fui no medico e ele so me passou uma medicacao p parar o sangramento e ate agora n resolveu. Estou sem saber o q fazer pq o medico disse q tava normal, mas estou sangrando e outras pessoas q fizeram a cirurgia dizem q o normal seria colocar um dreno. ? Estou preo culpada.

  15. Boa tarde, fico muito feliz em saber que fez o procedimento e deu tudo certo! Vou realizar a minha no final de semana, tinha ficado assustada mais com os depoimentos fico bem confiante! Abraços e agradeço!

  16. Poxa! Estou bem assustada com tudo isso. Estou tendo pela segunda vez. Não fui ao médio e estou com medo de ir e ter que fazer cirurgia… a 6 meses fiz uma Miomaectomia e ainda não esqueci os fatos pra entrar na faça denovo.

      1. Adriana to muito preocupada minha cirurgia de retirada da glândula de bartolhin sangrando muito e abriu os pontos n sei o ki fazer hoje faz 8dias me ajude por favor

    1. Nossa estou com medo aiaiaiaia meu Deus.a minha inflamou pela primeira vez,eu drenei ontem,mas volta credo então não dsv pq como assim isso é mal explicado entope é doença o que é?pq eu nunca tive nenhuma dsv…eu hemm agora estou sem saber

      1. Bom dia, eu descobri este caroço em uma consulta, de imediato meu médico optou pela cirurgia. Fiquei preocupada, pois nunca tinha reparado e não tive rompimento, o caroço era pequeno. Então como estava trabalhando optei por fazer a cirurgia em dezembro, pq era o recesso do meu trabalho. E por surpresa na primeira semana de dezembro descobri que estava grávida e com td isso tb tinha um mioma no útero. Fiz a ultra e eram gêmeos, felicidade total. E durante as ultras o mioma cresceu muito ea glândula estava enorme, assim com 3 meses de gestação perdi meus nenens e dia 27 de junho fiz a miomectomia para retirada do mioma e tb a retirada da glândula de bartholine. Hoje estou com 29 dias de operada e a recuperação foi tranquila, apenas um encomodo e o que mais doeu foi a miomectomia, pois foi com corte semelhante ao da cesaria. Se puder faz a cirurgia para retirar, não compensa ficar drenando,poispode voltar, palavras do meu médico. Ainda não tive relação sexual, estou esperando os 40 dias.

  17. Olá, tive pela terceira vez…na primeira foi de um lado e não doeu. .tomei antibiótico e passou. Depois tive do outro doeu demais, não conseguia fazer nada, tive que fazer drenagem…Agora na terceira estava enorme e a médica falou pra fazer drenagem de novo, so que eu tinha um compromisso super importante e não fiz, fiz compressa de água quente de 20 em 20 minutos e tomei de novo o antibiótico cefalexina de 500mg de 6 em 6 horas. Graças a Deus melhorou. Ainda tem o caroço. Vou nessa semana ver os exames para fazer a cirurgia. Espero que dê tudo certo. Bjos!

  18. Eu tive varias vezes este inchaço. A primeira vez foi do lado direito. Tava mto inflamado e os medicos retiravam com agulha. Sempre voltava. operei. nao retirei a glandula. Mas apareceu no lado esquerdo. Operei mas voltou e do lado direito nao. Penso em retirar a glandula do lado esquerdo pq na menstruaçao piora. O lado direito fica dolorido mas nao incha. Tenho medo de nao dar certo novamente! Minha lubrificação já esta bem reduzida. Quase nao tenho. Isso tem atrapalhado mto meu relacionamento. Sinto prazer mas nao tenho lubrificação!

  19. Ai gente estou muito anciosa já tem usn 3 anos que sofro todo ano tenho que drena chego choro no consultorio :(… mas decidi operar tenho consulta dia 14 agora para ela ver meus exames e marca a cirurgia, mas estou com medo … medo da anestesia medo de doer depois…socorro 😦 mas estava lendo alguns depoimentos aqui fou super tranquilo tomara que comigo tb seja. bjos

  20. Alguém conhece algum um médico que faz a cirurgia de retirada da glandula no Rio Grande do Sul? Sou de Novo Hamburgo. Estou com isso desde setembro 2013, já fui em 8 médicos e nenhum quer fazer, só me dão remédios, remédios e mais remédios não aguento mais esse sofrimento. bjs!

  21. Olá Daniele.
    Passei por essa etapa assim como vc nesse caso tem q fazer a drenagem e so depois de uns 30 dias ou mais fazer a marsupialização. Não deixa fazer a retirada da sua glândula esse procedimento só é feito em último caso. Boa sorte.

      1. nao tenha medo linda….o pos cirurgico e tranquilo…so deve fazer o repouso direitinho….nada melhor q fazer a retirada…como li noutros depoimentos….depois q sara a cirurgia…agente ate esquece q fez…..use um lubrificante p ter mais conforto nas relaçoes….boa sorte!

  22. Boa noite meninas!!!
    Eu tenho esse problema a quase 4 anos.Antes ele não incomodava e não inflamava.Mas ta com uns 2 anos que tenho crise a cada 2 vezes por ano.
    Só que o meu inflama e cresce e não tem nada que passe a dor.Só quando drena.
    Já drenei duas vezes mas volta não tem jeito.
    Mas preciso de ajuda não sei o que fazer pois alguns médico aconselham a retirada outros já dizem que não que acham melhor a marsupialização.
    Alguém dar uma opnião por favor.
    Bjos.

  23. Eu marquei medico na nessa próxima segunda mais estou com muito medo por que sei que vou ter que ir pra cirurgia,andei olhando uns videos fiquei mais assustada ainda rsrsrs mais coragem ne .o meu caroço nao doi mais estou com vergonha dele principalmente no ato sexual. Mais creie coragem pra encarar isso de frente e depois de ler alguns depoimentos me tranquilizei um pouco. Tomara que de tudo certo

  24. Bom dia… fiz minha cirurgia sabado hoje esta fazendo 3 dias que operei. A cirurgia em si é bem rapida a medica preferiu me dar a raque como anestesia mas bem baixa so anestesio da bexiga para baixo… e como eu estava meia ansiosa o anestesista me deu um calmante bem de leve 🙂 . Logo ja estava no quarto ela me deu alta no.mesmo dia bem a noite… devido eu estar bem. Confesso que é um lugar bem chatinho fica dolorido incomoda um pouco, hoje ja esta bem melhor a dor ja ando melhor mas mesmo assim tenho que fazer tudo com calma. Mas recomendo so de saber que não terei mais dor… vale a pena. Tudo é bem tranquilo é um incomodo suportável nem precisei tomar remedio para dor a penas o antibiotico estou tomando. Boa sorte para quem for fazer e não desista.

  25. Oi Adriana! Eu tive bartolinite tem pouco mais de um mês e só fiz drenagem, não retirei a glândula, mas após o sexo com meu namorado sai um pouco de sangue, mas sem dor. Queria saber se isso é normal. Tomo anticoncepcional e não menstruo por opção mesmo.

    1. Oi Giovana, sinceramente não sei se é normal, pois nao fiz drenagem… creio que não é muito bom sangrar, fica aberto par infecções, apesar de nao ter dor, ainda.
      Se eu fosse voce procurava seu médido.
      Boa sorte!

  26. Olá a todas! Fiz ontem a batolinectomia. Há um ano fiz a marsupializaçao e um mês depois voltou a fechar a glândula. Agora a médica mandou estar 2 dias de cama, fazer gelo e analgésico.
    Estou com um pouco de receio, mas acho que a marsupializaçao não vale a pena!

  27. Olá! Uma semana depois da batolinectomia, estou com um ardor imenso e picadas num ponto. Vou amanhã de manhã ser observada. Talvez tenha um ponto infectado. Ainda não consigo sentar e não posso estar muito tempo de pé. Aqui em Portugal fazem a cirurgia com anestesia geral e só deram antibiótico junto com o soro. A médica mandou lavar só com água e sabão e tomar nolotil para as dores e é também anti-inflamatório. Agora as picadas são grandes e a minha ginecologista quer ver-me.
    A recuperação é chata, sobretudo se temos crianças para cuidar e tive de começar cedo a fazer tarefas domésticas. Mas as bartolinites que tinha, todos os meses, não dava para aguentar mais!

      1. Afinal sempre tenho infeção… Receitaram 2 antibióticos. Não sei como se chamam no Brasil. Em Portugal é clavamox e Flagyl. Sai um corrimento purulento, arde muito. Mas sem febre. Ainda só passaram 9 dias e não consigo sentar. Hoje saí de casa para votar. Tive de ir bem devagar, tonta, talvez de estar à tanto tempo em repouso forçado! Agora é esperar que os antibióticos atuem rápido! Nós mulheres arranjamos cada uma!

  28. Adriana, seu blog e sua experiência estão sendo muito importantes pra mim. Minha bartholin está com 2 cm e apesar de não doer, não está legal esteticamente . Confesso que estou com pavor da cirurgia, pois li o relato de algumas mulheres que sentiam dor nas relações sexuais após um ano de cirurgia. Espero tomar coragem para encarar isso!

    1. Flavia, a minha não doi absolutamente nada! Fiquei livre para sempre do problema sem sequelas. Aconselho pois levei mais de 8 anos pra criar coragem e agora me arrependo só de não ter feito antes.
      Vai dar certo, faça sem medo.
      Abraços

  29. Olá eu acabei de fazer a bartholinectomia a dois dias, e estou super bem, sem dor, sem incomodo nenhum. Só uma pequena secreção meio amarelada com pouquinho de sangue. Mas acredito que logo isso tbm acabe. No mais ta tudo bem, apesar de sofrer 13 drenagens, mas só tinha o caroço durante a inflamação, e quando drenava ele sumia totalmente, até que no começo do ano a glândula virou o cisto e agora fiz a cirurgia.

  30. Ola Adriana, sofro com isso a uns 2 anos, agora tenho tido todos os meses do mesmo lado.
    Ja n sei o que fazer, doi mtooo nem consigo andar e o pior é que vivo fora do Brasil, tenho mto medo de me submeter a uma cirurgia tao delicada como essa e n so, tenho medo de perder a lubrificação.
    O que tenho feito e eu mesma furar com agulha p drenar smp q aparece!
    Tenho medo disso me prejudicar de alguma forma, na hora de pensar em ter filhos, enfim…

      1. Adriana boa noite, tenho uma preocupação sobre após a retirada da glândula como fica a aparência da vagina ; fica algum buraco ou cicatriz ?

      2. Outra coisa , a sua estava infeccionada Qd fez a cirurgia ? Pq pode ser q isso influencie na questão da dor . A minha incha muito. Mas não dói nem queima só causa desconforto . Tenho medo de infeccionar e me prejudicar , cair na corrente sanguínea ….. Ou outra coisa ! Conto com sua ajuda e motivação obrigada !

      3. Mylena, a minha nunca infeccionou nem doeu… Melhor fazer antes que isto aonteça, pelos relatos das meninas que postam aqui é muito dolorido quando infeciona, muito sofrimento! Boa sorte, fica tranquila, vai dar td certo!

  31. Fiz a cirurgia hj, só analgesico ( igual a quem faz endoscopia) sem raq, sem dor: melhora a recuperação. A minha glandula esquerda estava infeccionada, doendo muito. Ja tinha tido outras vezes (6x)o inchaço sem doer. Não me indicaram antibióticos no pos operatório. Agora dói muito quando faço xixi. Tenho de fazer debaixo do chuveiro.

  32. nossa adriana me ajuda…to morrendo de medo,nunca tomei uma anestesia,mas vou ter que fazer a cirurgia pois estou com muita dor,to com medo…me ajudaaa doi muito a recuperação?como é…bjuuuu

    1. oI aMANDA, FICA CALMA… Vai ser tranquilo, leu no post? Dói um pouco mas é suportável, e depois vc vai ficar bem pra sempre!
      A anestesia é geral, mas confia no seu médico e em Deus, pra mim foi como se eu tivesse dormido e acordei boa… Coragem garota, vai ser bom pra voce!

  33. Olá meninas!
    Descobri que tinha o cisto num exame de rotina há uns 2 anos mais ou menos e ele nunca tinha inflamado, as vezes ele inchava e doia um pouco na hora da relação mas depois de 2 dias no máximo sumia e só ficava inchado (mas era bem pequeno então não me incomodava).
    Este ano ele inchou e inflamou, eu não aguentava andar, nem sentar, deitar só se fosse de lado. Era uma tortura e não adianta tomar remédio porque NADA, nenhum remédio faz efeito (pelo menos comigo).
    Tive que ir ao médico e fazer a drenagem e foi um alivio imediato, depois de uns meses voltou de novo e eu tive mais uma vez que drenar, inflamou pela terceira vez, fiz a drenagem e depois fiz uma cirurgia pra retirar o cisto.
    Achei que tinha resolvido o problema, mas quase 2 meses voltou de novo e lá fui eu drenar mais uma vez. Até que o médico disse que a melhor coisa a se fazer é retirar a glândula.
    Tô morrendo de medo, mas fico pensando que se for pra nunca mais sentir isso, tenho que ser corajosa.
    Tenho consulta daqui 2 dias e espero que dê tudo certo como na maioria dos casos.

  34. Olá Adriana, fiz a bartolinectomia há 6 dias. Foi tranquilo, até agora está tudo muito bem. Às vezes sangra um pouco, as mt pouco, nem sei dizer se é sangue ou secreção. Estou tomando remédio pra dor e antibiótico. O médico disse que só precisava lavar com água e sabão, porém, minha tia, que é enfermeira, recomendou que eu limpasse com soro, todos os dias, e passasse um produto aquoso que é usado para limpar feridas para eliminar as bactérias. Assim tenho feito todos os dias. Minha cicatriz é estranha não parece ter pontos… O médico disse que eu voltaria a trabalhar após 15 dias. Gostaria de saber como vc fez a limpeza da sua cicatriz e quanto tempo demorou pra fechar?

    Obrigada!
    Ah, recomendo a todas que tem o mesmo problema a fazer a cirurgia de retirada da glândula, é um alívio.

  35. obrigado adrianaa…tenho retorno dia 30/07 para marcar a cirurgia,e se deus quiser vai dar tudo certo so de pensar que não vou sentir mais dores pq é insuportavel essa glandula viuuu…bjuuu fica com deus

  36. ahhh…adriana quanto tempo é a recuperação? e pra sentar doi muito? aii to te enxendo né rsrs…mas é que eu preciso me informar com quem ja fez né pq eu falo pra todas as minhas amiga e ninguem nunca ouviu falar…nem minha mãe kkk…bjuu

    1. Caras 8 dias ja estou trabalhando normal. A cirurgia de marsupializacao é simples, tem de ter repouso, mas estou sem dor nenhuma. Doia para fazer xixi pois estava com os pontos no primeiro dia. É logico que o médico faz com ela inflamada, vai fazer porque dói! Justamente. Acho que tem de se conversar a melhor indicacao com o medico. A marsupializacao é cortar a glândula e inverte-la. É a melhor indicação pois so drenar nao resolve e retirar pode ser uma cirurgia mais complicada, exigindo anestesia. Eu sinceramente acho que tomar anestesia geral por qualquer coisa é desnecessário. Por isso indico por experiência própria a marsupializacao com sedativos (os mesmos da endoscopia) realizada por um profissional experiente.

  37. Oi, fiz uma marsupializacao a 9 anos…. sofri horrores com dores devido a inflamação, apos o procedimento melhorei 100%, porem sempre sentia um caroço peq sem dores mas incomoda….. de repente ele some… mas de uns 4dias p CA ele ta me incomodando demais , ta dolorido e sinto q esta aumentando…. acho q desta vez vou ter q retirar mesmo, pq sentir aquilo d novo e MT ruim…

  38. Olá meninas! Acabo de conhecer o blog. Faz 2 dias q fiz a marsupilização. Estou num Pós-operatório super tranquilo. Estou fazendo uso de antibiótico. Tenho analgésico prescrito em caso de dor. Mas só tomei na primeira noite. A médica me deu atestado por 7 dias, pensei q seria por menos tempo.. Estou muito bem. Porém vi nos depoimentos, q a recuperação levará tempo.
    Penso, que devia ter pesquisado melhor sobre a cirurgia, pois se soubesse q há possibilidade de voltar, teria pedido para retirar a glândula. Não qria ter que passar por procedimento outra vez.
    No momento, ainda sangra um pouco. Está inchado como antes da cirurgia. Porém, não sinto dor.
    Aconselho, a ter opinião de mais de um médico antes de fazer o procedimento. Na revisão perguntarei sobre a retirada definitiva e se há como evitar nova obstrução do dúcto da glândula após a marsupilização.
    Com pressa de resolver o problema, tirar logo o cisto, pois tinha vergonha. Aceitei a primeira indicação. Devia ter pesquisado mais!

  39. Oi eu fiz a cirugia para retira a glandula a dois dias, gostaria de saber se e normal fica inchado e escuro no local, a minha ta muito inchado e to fazendo complesa fria no local pra desinchar.

  40. Oi, eu fiz a retirada da glândula, estava muito inflamada quando fiz a cirurgia que no caso foi muito invasiva. Estou no decimo primeiro dia pós-operatório. Nos primeiros dias senti muita dor, desconforto total e ainda continuo sentindo, e ainda tive um agravante. A minha cirurgia infeccionou, quebrou todos os pontos. Estou muito preocupada, mas fui ao medico e estou usando esprei para ajudar na cicatrização. Vou ficar um bom tempo de repouso em casa, não vejo a hora de estar 100% e voltar as atividades. Só tenho uma duvida, o meu ginecologista quando fez a esse procedimento fez o corte nos lábios pequenos e devido ao acontecido da infecção vou ficar com uma deformação. Alguém que fez essa cirurgia da retirada da glândula ele cortou nos lábios grandes ou no pequeno lábios vaginal?

    1. mariah não tive este problema meu médico foi muito cuidadoso, por isso recomendo a cirurgia. Uma amiga tb fez a cirurgia recentemente e disse que foi por dentro… e ainda não está bem recuperada, mesmo já fazendo mais de um mês. O que eu sugiro então é uma longa conversa com o médico, sobre os procedimentos, a recuperação e os riscos, inclusive como o seu, de um corte nos lábios vaginais. Estimo melhoras e que não fique nenhuma sequela do procedimento assim como o meu e de tantas outras mulheres que deram seus depoimentos aqui.

  41. oi adriana,a minha medica achou melhor fazer a marsupialização pq ela esta muito infeccionada,e ela ta com medo de retirar totalmente a glandula e a infeccão se espalhar. O que vc acha? bjuuu…

  42. Oi Adriana, obg por suas informações, foi a mais esclarecedora que encontrei. Eu vou fazer a cirurgia no domingo e estou apavorada. Tenho um cisto pequeno na virilha próximo a perna e é esse que vou retirar. Tenho outros internos menores que a doutora n vai retirar. Mas meu medo é que estou com anemia por conta de um norte sangramento nd a ver com o cisto. E sempre leio que sangra muitoooo. Estou assustadissima.

    1. Mas seu cisto é na glândula de bartholim? Por ser próximo a perna não sei se é o mesmo, pois este é na virilha…Mas não sangra muito não… sangra pouco. Tomara que tenha corrido tudo bem. Abraços, qualquer dúvida pergunte!

  43. Olá Adriana!
    Fiz a bartolinectomia há 16 dias e segui suas dicas sobre não usar calcinha, entre outras que foram muito válidas e posso não reclamar que a recuperação está sendo sofrida, estou indo bem. Muito Obrigada!
    Queria saber de você sobre o local onde foi feita a costura, pois eu sinto que ela está bem endurecida do lado interno e tbm não tenho sensibilidade, parece estar anestesiado. Queria saber quanto tempo demorou para sumir esse estado endurecido. Obrigada, abraço.

  44. Olá Adrianaroos, realizei o precedimento de bartolinectomia a 10 dias e tenho sofrido fortes dores com pequeno sangramento e corrimento bastante fétido, não tenho posição para ficar pois tudo incomoda, sinto também um desconforto como se tivesse algo dentro de mim. Sabe me dizer se é normal? Obrigada! Abraços

  45. OI Adriana, queria saber com quantos dias seus pontos começaram a cair e se ficou um pouco alto o local dos pontos. Estou no sétimo dia de recuperação e já caíram 2 de 4 pontos. Fui no médico ontem e ele disse que eles caíram antes do tempo. Ficou uma protuberância no local, que ainda dói e queima como uma afta. Queria saber se o seu tbm ficou alto e se depois voltou ao normal.

  46. Eu. Fiz a marsupializacao a dez dias.ainda tenho pontinhos e estou com uns hematomas…mas sta ocorrendo td bem..as vezes até esqeco q estou com os pontos…não sinto dor,,,as vezes da o desconforto.ai lembro dos pontos….e em mim foi mas chato por o soro.do q a cirurgia.RS..minhas vinhas são finas.RS..mas façam sim…q cada caso w um caso..vai dar tudo certo meninas…fe em deus.BJ bjs

  47. Fiz a cirurgia a 4 dias e td bem tranquilo. Nada se compara a dor dessa glandula qdo esta inflamada. Anestesia raqui, recebi alta no dia seguinte. Estou tomando cefalexina, lisador e profenid. Estou mais desconfortavel hj pq veio minha menstruaçao e usar absorvente incomo
    da alem da colica. Percebi que esta mais
    inchada mas acredito pelos comentarios, que esta td normal.

  48. nossa li qse todos os depo e vi q a melhor saída é a retirada da glandula, Minha medica falou q ñ é aconselhável,mas tenho certeza q ñ vou ser diferente das demais q passou pela ñ retirada da glandula…sei q vai voltar…ai ai só peço a Deus que me ajude e me de coragem pra enfrentar esse martírio…Parabéns pelo blog,pelos depo de cada mulher.e que Deus nos ajude a passar por isso..bjs!

  49. Adriana, tenho esse problema a alguns anos e pretendo fazer a cirurgia em Dezembro. É mais comum aparecer do lado direito, mas no esquerdo aparece raramente. A minha intenção era a retirada das duas glândulas. Isso irá afetar minha lubrificação? Aguardo…

  50. OI Adriana, estou prestes a fazer a cirurgia para retirada da glândula, li seus comentários e me encorajou ainda mais pra fazer logo. Estou no aguardo da definição da data. Segundo meu ginecologista, os pontos serão internos, e a cirurgia é por dentro da vagina, estou com uma dúvida somente sobre a anestesia, vc tomou a geral né? Más, coloca aquelas coisas no nariz? Estou com um pouco de receio sobre a anestesia, somente isso. Favor, caso tenha mais dicas , desde já lhe agradeço.

    Bjo!

    1. A anestesia foi geral sim, mas foi super tranquilo… Dormi a cirurgia toda e só no finalzinho quando ainda estava terminando os pontos eu acordei, mas dai me fizeram dormir de novo. Colocaram tipo uma mascara …
      Olha o que li :”Em pacientes saudáveis, a taxa de complicação da anestesia geral é de apenas 1,4 para cada 1 milhão de cirurgias. Portanto, problemas com anestesia geral são semelhantes a acidentes de avião: são raros, mas assustam, porque quando ocorrem, há intensa exposição na mídia, levando à falsa impressão de que são frequentes.”
      daqui ó: http://www.mdsaude.com/2012/11/tipos-de-anestesia.html

      Meu marido tb tem medo de anestesia, mas eu nunca tive. Vá tranquila, Deus te protegerá!

  51. Olá meninas fiz a marsupilização no dia 04/08/14 e junto fiz uma histerectomia total, mais eu sigo com perda de liquido, estão investigando se casa não ocorreu uma fistula na bexiga,mais o médico esta achando a glandula não esta desemborcando na vulva, o que vc acha?

  52. Ola Aderiana…muita simpatia sua fazer esse blog para nos ajudar rs…então fiz a retirada da glandula a 9 dias, a dor ja esta bem leve quase nao sinto mais….a dor aparece mais no final da noite….mas eu queria saber sobre a cicatriz, porque agora eu estou meio assustada com a aparencia….nao sei se é muito recente pra eu me preocupar com isso tambem…mas queria saber se nos primeiros dias a sua cicatriz tava feia tambem e depois melhorou…porque esta tipo com uma retraçãozinha no local sabe…to bem encanada 😦

  53. Oi Adriana , eu ja tive váariaaas vezes bartolinite q ja ate perdi as contas .. e agora vou ser encaminhada para a cirurgia porem nao sei ainda qual se é marsup.. ou a bartolic.. Mas eu quero a seg. em quantos dias fico recuperada? pelo particular e/ou convenio eh caro? mais ou menos quantos? obrigadaa

  54. Olá meninas a um ano e meio estou esperando a cirurgia para retirada da glandul,mas gracas a Deus a minha nunca doeu ou inflamou,estava esperanso a cirurgia pelo posto de saúde e nada,me indicaram o hospital da mulher o pérola,o processo lá durou uns seis meses,fiz a minha cirurgia,deu tudo certo,não senti completamente nda após a cirurgia,estou com 11 dias de operada,a única coisa q estou aprenssiva é como será quando eu for voltar a ter relação novamente,mas de resto parece q tirei um peso das minhas costa,espero ter ajudado alguém bjs.

  55. Oi venho deixar meu depoimento. Eu tinha o cisto de bartholin há 6 anos, o meu era igual ao seu não doía, não infeccionava. Mas me incomodava esteticamente. Enrolei por muito tempo até que fiz a bartolinectomia na quinta passada. Fui sedada e depois tomei a raque. A unica coisa que lembro foi a anestesista me dizendo q eu ia sentir sono. Acordei sendo retirada da maca e ainda pedi pra ver minha glândula. Kkkk. Tomei antibióticos na veia e tive alta no outro dia, pois meu médico disse que era necessário ficar internada pq é um lugar que sangra muito, e gente sangra mesmo, além de estar super inchado e roxo, mas não dói, pra casa me receitou repouso e um analgésico. Hoje estou no 4° dia da cirurgia e estou com um sangramento mais intenso. Só q não consigo ver se algum ponto abriu pq está inchado. Estou pensando em ir amanhã no PS do hospital que operei pra ver se está tudo certo. Já que com meu médico só consiguirei falar na sexta feira. Mais tirando isso, eu estava com medo de sentir dor após a cirurgia, mas é super tranquilo. Façam sem medo a cirurgia. E eu volto pra dizer como está sendo a minha recuperação. Bjus a todas

      1. Oi adriana, fui no hospital na terça mesmo. O sangramento se deu pois, rompi uma veia e estou com um coágulo bem grande, o meu médico me passou medicação para tentar conter a hemorragia e outro para circulação para diminuir o coágulo. Ele me deu o prazo de uma semana para tentar controlar a hemorragia com os remédios, se não ele me interna de urgência e volto pro centro cirúrgico para ele amarrar a veia. Bem sem passaram uma semana, o sangramento passou, só que começou a vir uma água amarelada, mas sem cheiro. Voltei no médico e ele me explicou que por causa do acúmulo de sangue no local alguma bactéria da própria vagina começou a proliferar e os pontos romperam, agora estou tomando antibiótico e agora esta saindo pus mesmo. volto no médico dia 07/11 se a infecção recuar vou ser costurada de novo. Bem estou tendo uma recuperação bem difícil. Bjus

  56. olá, fiz a cirurgia há 6 dias, o repouso está indo td bem, dói um pouco, e ainda está inchada a área. Hoje já estou me sentindo bem melhor, graças a Deus! Fiz pelo SUS, más tive uma ótima assistência. O médico me deu atestado de 30 dias, más me falou que se em 2 semanas eu me sentir capaz de voltar às atividades, posso ir.
    Adriana esse seu blog é ótimo, esclarecedor. Ainda existem muitas mulheres que nem sabem que tem essas glândulas.

  57. Meninas, fiz marsupialização quarta feira, não sinto dor, e já desinchou, mas antes desse ato cirúrgico, passei no meu ginecologista, além de ele me picar umas 10 vezes pra tentar drenar, ele fez foi lesionar, deixou duro o meu cisto, ele se negou a me operar dizendo que aquilo ia resolver, fez descaso, me mandou pra casa morrendo de dores, fui ao médico ameaçando todo mundo, só assim fizeram a marsupialização, porque a cirurgia os médicos morrem de medo, pq sangra muito, só espero não ter mais reincidências, pq é uma dor terrível, drenar nunca mais eu deixo, se isso não funcionar, arraquem isso fora!

    1. Oi, pelo que meu médico me explicou, não é que eles tem medo de operar. Por exemplo fiz pelo convênio. Sabe Qto meu médico recebeu pela cirurgia R$ 130,00 isso pq meu plano é apto. Pra enfermaria o repasse é de R$ 60,00 e outra coisa é um lugar chato que sangra muito e pode dar inúmeras complicações, como aconteceu comigo. Mas mesmo tendo um pós operatório difícil. Não me arrependo.

  58. Ola meninas eu minha cirurgia foi ontem dia 23/10/14 eu não estou sentindo nada 🙂 graças a Deus , mas esto meia assim pois estou sangrando como tivesse menstruada mas sei q nao estou pois minha menstruação ja veio nesse mês ! Tbm estou chateada pq o médico nao falou comigo depois da operação mandou eu vim pra casa e xau , ele nao passou remédio e nem nada , e os pontos sai so ? quando tempo eu posso ir trabalhar ? E ir a ademia ? e relação a parte de quando tempo? Eu tomo banho com q? Meninas me ajustem pois nao sei de nada msm pois o médico nem falou nada

  59. Oi Adriana, me responde uma coisa, no local onde era o cisto ficou duro, meio alto por quanto tempo? Como se ainda tivesse o cisto? Faz 21 dias da minha cirurgia, e ainda sinto incomodo, no labio superior da vagina, do lado direito aonde era o cisto tá duro, estranho. Aff, tô começando a ficar apavorada. Obrigada pela atenção!

  60. Oi Adriana boa noite, apareceu em mim em julho deste ano, foi horrível nunca sofri tanto ficou muito grande e com pus, fiz drenagem e me recuperei, agora no começo de outubro novamente no mesmo local, fiquei super nervosa dai fui no mesmo ginecologista e ele fez a marsupialização. Me recuperei bem, só que hoje depois de um mês e 15 dias to sentindo algo de estranho, fiz o alto exame e estou sentindo uma pequena bolinha no local, será que vai inflamar novamente? Muito medo, dependo muito do meu trabalho.

  61. Ola adriana eu tenho 20 anos e descobri que tenho a bertholin estou com medo de fazer a cirurgia mas lendo os depoimentos criei um pouco de coragem…
    No momento estou tirando a minha Habilitação e esta incomodando muito apos a cirurgia tenho que ficar em repouso mesno ou ai é o medico que determina?
    Bjss

  62. Adriana, estou MORRENDO de medo! Muito medo mesmo.
    Eu tive a crise e drenei de primeira, então ela voltou ha 1 semana e meia, tomei antibiotico intramuscular, CEFTRIAXONA de 500ml, 2 vezes…
    Choro todos os dias, e pela imunidade baixa, candidíase comendo solta né?!
    Nada de melhora. Comecei agora a tomar Cipro – antibiótico, junto com nimesulida! A cirurgia vai ser início do mes que vem, marsupializaçao da glandula (nao vou retirar, a conselhos do medico), estou com MUITO medo do pós-operatório. Dói muito? Estou morrendo de medo por causa do Natal e do Ano Novo! Será que fico 1 mes com essa dor? Obrigada desde já. Bjs, Patricia.

    1. marsupialização não sei da recuperação, mas pelo que falam dói e volta a inflamar, o que é o pior. Depois de 20 dias, com a cirurgia de retirada ja estaria bom, por isso recomendo. Conversa de novo com o seu médico!

  63. Gente que sensacional esse blog, em canto algum encontro algo sobre…nem o medico que fez a minha cirurgia me explicou tive que ir em outro para explicar…Fiz pelo plano de saúde e na autorização estava escrito bartolinectomia, mas parece que foi feito foi a marsupialização pois ta um buraco… Foi a anestesia geral pois junto fiz a laparoscopia para saber da endometriose, me deu 30 dias de atestado e não me deu retorno pois estaria entrando de férias e só em janeiro, fiz a cirurgia dia 4 de novembro. A unica coisa que me informou foi que um tempo ficaria saindo secreções, e olha tem cheiro ruim, estou preocupada se vai ficar sempre assim com esse cheiro, saindo essas coisas e o pior esse buraco assustador, que para limpar acabei não deixando ele fechar…Alguém aqui fez a tal marsupialização e pode me dizer como ficou depois? Fica um buraco mesmo é? Estou com 20 dias de operada e sinto latejando ainda, seria normal???? Ele me passou antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, remédio para dor de estomago e um spray, o Adolba que ajudou a inflamar…Ah to desesperada pois se meu marido evitava ter relações com o caroço que tava enorme, imagina esse buraco com mal cheiro…Alguém pode me ajudar???? Ah já ando normal e ando de moto, mas com cuidado…

  64. Há uns 4 anos fiz a marsupialização, o médico deu apenas anestesia local, como é muito sensível não fez efeito nenhum, senti uma dor terrível, fora que tinha que fazer o curativo todos os dias, eu não sei o que foi pior, senti muita dor mesmo. Logo depois a glândula sempre voltava e saia, já estava achando normal, porém este mês voltou e incha cada dia mais, fora a dor e tenho que trabalhar. Não sei mais o que faço, não quero passar essa dor de novo, vocês aconselham a cirurgia para a retirada porém já ouvi várias mulheres reclamando da lubrificação depois. Desde que fiz a marsupialização já sinto dificuldades para relações e estou com muito medo de não ter mais lubrificação nenhuma depois desta cirurgia.
    Depois da cirurgia tem que ficar uns 2 dias de repouso na cama, como é feito para fazer xixi, dói muito?
    Me ajudem 😦

    1. Tami a lubrificação diminui pouco, bem pouco, nada que o uso de gel não possa te ajudar, o que no meu caso acho que é muito melhor do que ficar com dor e com a estética horrível. Fazer xixi é normal e não precisa ficar na cama o tempo todo, depois de 15 dias dá para voltar ao trabalho mas eu recomendo um mês…

  65. Olá gente faz quatro dias que fiz uma marsupiliacao e a médica disse que eu poderia voltar a minha rotinha normal de trabalho so me recomendou nao ter relações (obs ela so me deu o dia da cirurgia de atestado jo outro dia já podia trabalhar normal) hoje no quarto dia um dos meus pontos quebrou ou já saiu. O que eu faço? Me ajudem

  66. Oii tenho apenas 18 anos e tive 2 vezes a glândula de bertholin a primeira rompeu naturalmente e a segunda resolvi fazer a drenagem hj. Tem chances mesmo assim de volta ?? E quanto tempo leva a drenagem? E depois da anestesia VC pode caminhar normal ?? E por que não pode ter relação sexual ? E eu li que as vezes isso acontece devido alguma doença sexualmente transmissível ? Brigada aguardo resposta ….

  67. ai gente estou sofrendo novamente desse mal ..ja drenei essa glandula 8 vezes e estou indo para a 9° vez esta inflamando novamente … preciso operar para retira-la ,,maeu unico medp é que um dos medicos que me drenou disse que as vezes retirar nao resolve o problema ,pQ na verdade sao 5 glandulas na mesma regiao … intao pode voltar a inflamar as outras ,mesmo retirando a que esta ruim …. ALGUEM SABE QUANTO CUSTA ESSA CIRURGIA PARTICULAR ?? estou sem convenio =(

  68. OiOi eu fiz a drenagem sexta, sábado voltou a dor e o enchaço. Nunca senti essa dor antes e mto ruim. Acho q vou ter q fazer o corte com bisturi, meu DEUS ninguém mereci isso.mto medo de se eu tiver q operar…. :(T

  69. Fiz a retirada da glândula esquerda a sete dias,nos 2primeiros dias ficou inchado,mas não doeu muito,hoje quase não sinto nada,mas os pontos ainda não caíram,e acho que não cicatrizou ainda,quanto tempo passa pra cicatrizar?

  70. Boa tarde Adriana! estou fazendo uma pesquisa sobre o cisto de Bartolini e encontrei seu blog. fui encaminha para fazer a operação de marsupialização… Gostaria de saber se esta operação é a retirada da glândula ou só a drenagem! desde já muito obrigada!! bjs

  71. Olá! Fantástico seu post! Me ajudou bastante! Estava com esse “Cisto” há mais de 1 ano, sem dor, graças a Deus, fiz a retirada há 5 dias… Confesso q n levei muito a serio o repouso, sou muito agitada, acabei sainda de casa p ir ao banco. No dia da cirurgia tbm tive uns probleminhas, o médico n colocou sonda, tive q me levantar antes de 4h de cirurgia p fazer xixi, poia jah n aguentava mais de dor na bexiga e depois q urinei percebi que estava com um Tampão, fiquei com esse tampão urinado por mais de 2h, o que me causa medo de ter infeccionado. Hoje, há 5 dias q fiz a cirurgia, estou sentindo um incomodo muito grande. Não consegui dormir, poia não achei posição confortável, muito ruim para andar, sentar ou fazer qualquer movimento. Estou com sangramento desde o dia da cirurgia e o medico falou q era menstruação, até estranhei, já q estou tomando anticoncepcional diariamente. Estou tomando anti-inflamatório e usando uma pomada, mas n vejo melhora 😦 creio q seja porque não fiz o repouso necessário! Estava com muito medo, mas senti mais paz após ler seu post! Tanto que me deu vontade de compartilhar com vcs minha situação! Parabéns pela iniciativa! *-*

  72. Oi Adriana, parabéns pelo seu blog
    Eu fiz bartholinectomia já faz uns 10 dias, mas ainda sinto um desconforto e a cicatrização está muito lenta. Quanto tempo leva para a cicatrização? E pode fazer banho de assento para aliviar a dor? Tomei antibiótico e antinflamatório durante 7 dias, mas tenho medo que possa infeccionar o corte. Abs

      1. Faz um pouco mais de 30 dias que fiz a cirurgia. Estou me sentindo melhor. O inchaço sumiu. Minha única preocupação é que sinto dores durante a relação sexual. Marquei consulta essa semana com meu ginecologista para ver se está tudo bem e se é normal ainda sentir isso. Você passou por isso, também?

  73. Oi Adrian! seu blog caiu do céu!!! A quase um ano atrás tive minha primeira crise. Ficou bastante inflamado e realizaram o dreno. agora estou com bartolinite novamente e estou com muito medo. Na primeira vez não me explicaram que poderia voltar. Sei que seja inflamação não devem fazer a retirada da glândula, então como devo fazer? Quant. Tempo demora a cirurgia?

    Obrigada

      1. Oi Adriana!

        Então.. acabaram fazendo a tal da marsupialização..isso há uns 5 meses né. E agora cá estou de novo com a glandula entupida!!! Isso não é vida.

        Não está tão dolorida,estou tomando remédio para nao sentir dor, pois só irei no médico amanha, será que consigo fazer a cirurgia do jeito que está?? Quero retirar a glândula, ninguém merece ficar com isso indo e voltando..

  74. Tive esse problema há alguns anos atrás e os médicos que passei nunca quiseram operar.
    Na semana passada pela primeira vez tive a inflamação (até então não fazia ideia que isso poderia acontecer), fui no PS e o medico me passou antibióticos e pediu pra eu voltar depois de três dias pra drenar. Antes de fazer a drenagem passei com meu ginecologista e ele disse que o pus ainda estava um pouco duro, pra eu fazer banho de assento e ir fazer a drenagem depois de dois dias, nisso se passaram quase uma semana de puro sofrimento, nos últimos dias já não conseguia sentar e mal andava.
    Ontem drenei e o alívio é imediato, porém a medica me disse que ainda tinha um pouco de pus duro, pra eu fazer banho de assento e espremer em casa. Hj fiz isso e não saiu nada, estou com muito medo de ficar ruim novamente.
    Alguém que drenou poderia me informar se é assim mesmo.

    Após sarar já decidi e vou retirar a glândula, vi algumas mulheres perguntando sobre a lubrificação e sinceramente não acredito que após retirar irá piorar, afinal essa glândula já está “danificada”!

    Obs.: Adriana parabéns pelo blog, ele é otimo e me ajudou muito!
    Sou de SP e vou marcar uma consulta com seu médico, o meu ginecologista opera, porém não faz pelo convênio, apenas particular.

  75. Ola, estou com esse problema a mais de 1 ano ja drenei 2 vezes e fiz uma marsupialização que achei que ia dar jeito.. mas infelismente voltou dai meu médico disse que agora so a cirurgia mesmo. Mas estou com um pouco de receio em relação a cicatriz. Me ajuda ai meninas. Bjinhos

  76. Nossa Adriana, amei seu blog. Porque aqui agente se sente avontade para falar sobre esse assunto que é tão chatinho neh rs.. to até criando coragem de operar.. bjinhos

  77. Io meu nome e Aurinete, fiz a cirurgia para retirada da glândula, ja faz um mês ai tive relação e senti um incomodo grande como se tivesse ficado uma cicatriz no local ate meu marido percebeu o desconto para ele tbm! toda vez que tento doí mto

  78. Meninas, vou fazer a cirurgia esta semana e confesso que estou muito, muito, muito tensa :-(. Nunca passei por procedimentos cirúrgicos. Na verdade meus maiores medos são em relação a anestesia raqui e quanto a possibilidade de hemorragia durante a cirurgia. Gostaria de saber quanto tempo demora o procedimento e sobre a anestesia. Foi prescrito um tranquilizante e disseram que ficarei sonolenta. Penso nessa cirurgia o tempo todo, só decidi fazer porque a situação se tornou insustentável em minha vida… estou tendo recidivas de dois em dois meses, e uso frequente assim de antibióticos faz muito mal. Já tive nove vezes, algumas delas com uma dor terrível, outras nem tanto porque de imediato iniciei o uso do medicamento (antibiótico). Parabéns pelo seu Blog, Adriana, é a única maneira de trocar experiências, as vezes fico achando que somente eu tenho o problema. Para quem perguntou sobre o valor de cirurgia o valor total particular incluindo o hospital, anestesista, instrumentador e medicamentos é dem aproximadamente R$ 2.800,00. Para quem perguntou sobre a lubrificação, acho que quem tem o cisto já fica com a lubrificação prejudicada, então, retirar não muda tanta coisa. Farei a bartolinectomia e não a marsupialização, justamente porque soube que a marsupialização tem chances de voltar um dia. Volto para contar detalhes da cirurgia, mas antes quem puder responder as minhas dúvidas ficarei agradecida.

  79. Querida, Estou mto.assustada!
    Há.cinco.dias.senti.febre alta e percebi.o.caroço. Fui ao sus e o médico me tratou mto mal, mas.fez a drenagem e melhorou na hora. Paguei uma.consulta popular depois de.três dias até para tirar dúvidas e ver.como estava e a doutora me receitou antibióticos, mas o abcesso.continua! menor do que antes mas grande. Será que preciso fazer drenagem de novo? Quanto tempo leva pra não ter mais esse cisto já que fiz.o procedimento de emergência? estou assustada pq foi a primeira vez que tive e aqui.os.depoimentos são de mulheres que sempre.tiveram.. Mas.em.que frequência? E pra.voltar a transar? Meu companheiro.pergunta e nem.eu sei responder.. Por.favor, se alguém.puder me esclarecer.. Até com receio de deitar vontade de transar eu estou,pq tenho medo disso me.prejudicar mais, uma vez que se a glândula está.obstruída e eu fabricar mais líquido ela pode aumentar.. Ou estou viajando? Me.ajudem!!!!

  80. Oi Adriana! obrigada por me responder.
    Menina o quadro se agravou. Fui novamente ao.hospital com mta dor, não.tinha conseguido dormir a noite. Lá fizeram o procedimento de marsupializaçao, que doeu mto mas o abcesso saiu quase todo. Agora estou em pós procedimento, com dores nos pontos, uma pequena bolinha ainda dura de secreção e ardência pra fazer xixi.. Quero mto que isso resolva, Embora o que mais leio é que não é o suficiente.. o que vc acha? Estou tão triste com tudo isso, que situação horrível… de qq forma só tenho a te agradecer pelo blogue. Bjs!!

    1. Oi.. acho que vc deve esperar um tempo depois que melhorar e quando já não estiver mais dolorido, procurar um médico que faça a retirada da glândula de vez, pq todos que só drenam retorna…
      Abraços, melhoras!

  81. Oi adriana eu tive recentimente o cisto de bartolin fiz a drenagem tive que deixar um dreno de borracha dentro faz 15 dias que tirei o dreno ha cicatrizou o corte eu ja posso ter relações sexuais?

  82. Boa tarde Adriana,
    Ao tomar banho percebi um caroço no lado esquerdo e ao me olhar no espelho percebi que tem um caroço um pouco grande, não me incomoda ainda mais está muito feio e pelos depoimentos e pesquisas acredito que estou com esse mesmo problema. Vou sexta feira ao ginecologista para a avaliação e a depender vou sugerir ao médico a remoção da glândula o quanto antes. Assim que tiver noticias estarei postando aqui pra vocês.
    Amei seu blog, me deixou um pouco mais relaxada pois não consigo nem dormir direito pensando em tanta coisa ruim. Beijos!

  83. olá Adriana, fiz a cirurgia para tirar a glândula(pelo menos foi o que o medico mim disse) em 2010, agora em 2014 após uma relação inchei demais e fiquei assustada! procurei outros dois medicos e me disseram que houve um pequeno erro. agora em Março de 2015 passei por outro especialista e ele disse que vou fazer primeiro a marsupialização pra depois fazer uma correção vaginal, pois fiquei com atrofia, um lado maior que o outro. será que vai resolver? estou desesperada!! qual o nome do seu medico? desde já obrigada.

  84. Meninas,
    Minha cirurgia de retirada da glândula será amanhã de manhã.
    Estou fazendo o procedimento de pré-operatório desde Janeiro e criei coragem!
    Tenho o cisto há 6 anos. A primeira vez que inflamou foi horrível, nunca senti tanta dor na minha vida e nunca tinha visto aquilo na minha vida, fiz com urgência pelo SUS logo de primeira a marsupialização, pois estava muito inflamada e precisava retirar o pus. Nunca tinha feito procedimento cirúrgico, morri de medo, a anestesia foi geral, dormi e fiquei muito sonolenta muitas horas depois. Fiz a cirurgia de manhã e a noite já estava em casa. O pós-operatório foi bem tranquilo, só retirei o dreno e os pontos uns dias após, mas também super tranquilo.
    O problema é que voltou e percebi que isso já fazia parte de mim. Todo ano eu vou na minha ginecologista drenar, com agulha sem anestesia local, a primeira vez chorei e até xinguei, depois me acostumei com a dor… =/ … Até que falei CHEGA, isso não me pertence, não quero nunca mais ter que fazer isso!
    Estou muito aliviada que vou retirá-la de vez! Minha médica disse que vou tomar a raqui baixa e anestesia para dormir, agora não estou com medo, mas acho que na hora amanhã vou ficar um pouco rs vou ter que dormir no hospital e ficar 15 dias de atestado e acreditem o que mais estou com medo é de ficar com a sonda pra fazer xixi, eu não queira, mas se for melhor assim… Vou fazer particular e saiu R$ 2.000,00.
    Caso alguém precise do contato, estou no litoral de São Paulo.
    Me desejem boa sorte!
    Parabéns pelo blog me encorajou!

  85. Olá, fiz marsupialização há mais de 1 ano, parece que ficou uma ferida no local e sempre que tenho relações machuca. Voltei no médico que fez o procedimento 1 mes depois e ele disse que iria demorar para melhorar, então depois de uns 3 meses sem melhorar, resolvi procurar uma segunda opinião e este disse que estava cicatrizando, porem se com tratamento não resolvesse teria que operar novamente. Fiz o tratamento por 1 mes e voltei porem nada resolveu, estou procurando uma 3ª opinião para tentar resolver meu problema!

  86. Olá Adriana, esse post é super útil!. Li todos os relatos e decidir contar o meu.

    A primeira vez que surgiu essa “bolinha” em mim, foi do lado esquerdo e como nunca havia ouvido falar sobre tal glândula imaginei que fosse algum pelo encravado. Fui ao upa de Maringá (passava férias lá) e a médica me disse que era algo da depilação. No mesmo dia tive muita febre e senti muita dor, procurei por atendimento no Hospital da Universidade de Maringá e quando atendida pelo médico, ele fez a drenagem com agulha e afirmou que eu estava com gonorreia. Imagine meu desespero? Peguei um ônibus no outro dia pela manhã e andei 500 km pra chegar em minha cidade. Chegando lá fui a minha médica e ela pediu todos os exames e disse que não era pra tanto meu desespero, pois não era gonorreia mesmo ela não tendo os resultados em mão. Eu muito leiga no assunto ainda assim fiquei apreensiva e, quando os exames chegaram, o resultado foi negativo, para o meu alívio. Enfim, fiz a marsupialização e imaginei que não fosse voltar mais. Depois de 1 ano e 2 meses a danada voltou a aparecer do mesmo lado, só que dessa vez, estou grávida de 7 meses. Meu marido e eu ficamos preocupados e fomos até o hospital da cidade em que estamos residindo. Cheguei lá e fui atendida pelo sus e o resultado de mais uma marsupialização. Quanta dor. Estou a quase 2 dias com o dreno, que não sai pus e sim sangue, tomando paracetamol para a febre e um sachê de Monuril a cada 2 dias. Não consigo ficar muito tempo em pé e sofro pra achar uma posição confortável por conta da minha barriga estar grande e pesada, fora a constante preocupação com minha bb, por conta dos remédios. Enfim, esse é meu relato, o médico não teve dó, me senti violada e a preocupação maior é com o sangue vivo que está saindo…espero que seja normal e que pare logo.

    Beijos e um gde abraço.

    1. Querida, que dó! Se eu fosse voce, procuraria um outro ginecologista. Não é omficar sangrano, ainda mais grávida, vai ficar com anemia! E tb pode contaminar, infecionar, e aí ficar mais grave. Fora a dor! Onde vc mora?
      Seu obstetra já te viu com esse dreno, acho melhor retirar… Me mande notícias para acompanha. Fé e força.
      Não espere demais!

      1. Oi Adriana! Obrigada pela resposta.

        Bom, não deu uma semana e voltei pra minha antiga cidade, onde minha médica atende. Resultado, o médico do sus me receitou remédios errados dos quais eu não poderia tomar, mas tb não deveria ter ficado sem nenhum. O trabalho que ele fez foi mal feito, com 2 dias o ponto caiu e o dreno tb, deixando aberto o que deveria ter sido fechado e além de tudo, sem drenar nada!!! Com o resultado de ter ficado sem remédios hoje, quase 2 semanas depois estou sem os pontos, aberta e inteira infeccionada. Muito triste. Minha médica receitou cefalexina por 1 semana, com horários super regrados e 4 banhos de assento com flogo rosa. Volto pro retorno dia 30/04 agora pra ver se melhorou (mas a glândula não diminuiu e ñ drenou) ou se terei que fazer outra cirurgia para colocar novamente dreno. Com a anestesia sendo outra vez a raque. Não estaria tão preocupada se não fosse pela Helena que está na minha barriga. Mas se Deus quiser, com a melhora que terei, mesmo se precisar passar outra vez pela cirurgia, já marcarei para tirar essa bendita. Haja resistência, força e fé! E para as meninas que procuram seu blog, não esperem demais e não pensem duas vezes quando o assunto é médico, antes um melhor do que duas vezes o procedimento.

        Abraços.

  87. Oi Adriana tudo bem quero saber é que fiz a cirurgia de cisto de bartolonite na glândula e faz 11 dias e to com dor é normal , os pontos tem que retirar no hospital. obrigada e parabéns pelo seu blog bjos

  88. boa tarde já me operei desse cisto estou cm um mês, está tudo bem ñ sentie dor foi rápido a cirurgia, mas tenho medo de fazer relação sexual, gostaria de saber se já posso fazer relações.

  89. Olá Adriana, tenho 17 anos, fiz a cirurgia de retirada da glândula há 4 dias. Minha recuperação da sendo tranquila, já tinha esse problema a 2 anos, tinha medo da cirurgia ( atoa, porque não senti nada) .
    O caso é que onde era o inchaço não dói. Dói do lado esquerdo, mas o inchaço era do lado direito, é normal? os pontos não está do lado direito

      1. Dei uma olhada com. Espelho, eu nao tenho pontos, apenas um pequeno corte colado, e estar do lado esquerdo mesmo, irei no médico, espero que não tenha sido erro médico

  90. Olá tenho o cisto de Bartholin a quase 10 anos….inflamou em set 2014 drenei 2 vezes e tomei antibióticos e antiinflamatórios… 7 meses depois voltou a inflamar fui no PS e a médica judiou demais drenando o que só fez piorar a inflamação. Vou tentar passar com meu ginecologista e ver o que ele me diz….alguém de SP que tenha feito a cirurgia indica um médico? É uma dor horrível não desejo pra ninguém 😦

    1. Oi Brunna, sou do interior de SP e escrevi para nossa amiga Adriana, contando o que passei quando fui ao ps. Não pense duas vezes e vá logo atrás de um bom gineco/a. Ainda estou aberta e inteira infeccionada, por um erro médico. E olhe lá que estou grávida. Ninguém pensa na gente quando o assunto é saúde no Brasil…

      1. Oi Mariana..o pior é que já tinha conversado com meu médico e ele tinha dito que o problema era que os planos de saúde pagavam pouco e ele não conseguia ajudante para a cirurgia.. Isso qdo tinha um plano top pela empresa do meu marido…agora tive que fazer outro plano inferior….já estou me preparando pra luta e quem sabe até fazer particular…pq ficar com esse trem inflamando ninguém merece…por enquanto estou medicada e sem dor mas muito inchada….tenho consulta só dia 11/05 vou ter que aguentar pq no PS não vou mais 😦

    2. Coneço um médico bom, Dr. Roberto Sansoni, mas fala que quer a retirada e nao marsupialização. Diz que eu indiquei Adriana Roos, esposa do João.
      Endereço:Rua Pe Manuel Campello 382, Vila Perus – Sao Paulo, SP – Código Postal: 05206020
      Telefone: (11) 39153302

      Beijos

  91. Olá Adriana, como eu demorei de fazer a cirurgia, a infecção, passou pros dois lados, meu médico referiu tira oque tava com pus, a outra cirurgia vou marca assim que a biópsia sair. Eu recomendo fazer mais rápido possível a cirurgia Pra não acontecer o mesmo com vocês

  92. Hoje estou no meu 9 dia do pós operatório ainda sinto incomodo um pouco de dor , ainda tem ponto é normal a minha médica foi perfeita conversou e me orientou e me deu 15 dias de atestado mais sinto q não estarei pronta na hora de voltar ao trabalho sai de casa com 7 dias após e voltei cheia de dor o que faço

  93. Gente, amanhã farei a cirurgia de remoção da minha glândula esquerda. Postarei aqui as observações de cada dia de cirurgia. Tomara que dê tudo certo.. Estou um pouco ansiosa mas o medo tá bem menor. Esse blog ajudou muito!

  94. Ola! Meu nome é Adriana.
    Eu não conhecia o que era isso ate agora, faz 10 dias q apareceu a bola e do nada ela foi crescendo tao rápido q não conseguia sentar …com 6 dias fui ao hospital passar no PS… A medica disse q não dava para estourar pq estava dura ainda e me passou medicação ( votarem e cefalexina ) , Só q não me resolve nada, e pediu para voltar no dia seguinte para ver se estava maior e se dava para estourar …..bom não voltei no dia seguinte mais sim no outro, praticamente carregada com febre de 39 e pressão 15/7…. Chegando ao PS o medico me atendeu e falou q não poderia estourar devido q estava muito para dentro e ia entrar pus no canal vaginal e ia me dar um serio corrimento ( infecção no útero) me passou medicamento e lá estou no soro …. Deu 19:00 hs troca de plantão ….o medico foi me ver e disse q o remédio q eu estava tomando não adiantava de nada q ele ia dar um jeito …..bom fiz uma ultra para saber como estava a glândula …na ultra deu 16 ml de pus …. Só que ele só conseguiu retirar 11ml , com a seringa ….resumindo ele só tirou a parte q estava mais para dentro…. Nossa sai de lá ate andando… Isso aconteceu ontem 03/05/15…. Hj já chorei de dor, já me deu febre não consigo andar direito, sentar então nossa 😦 …. Ganhei bebe recentemente Hj faz 26 dias que meu bebe nasceu e estou sofrendo …pq tenho febre muito alta e não posso dar de mamar com febre…. E nenhum medico resolve 😦 ….
    Gostaria de saber quantos dias fica internada ? Pq não posso ficar sem dar mama para meu bebe

  95. Oi Adriana! Acompanho seu blog faz tempo… foi muito válido tudo o que li até agora… Já tive a inflamação 13 vezes em 1 ano e 5 meses (inclusive estou de novo), já drenei e ja fiz a marsupialização e nada adiantou. Agora estou decidida a fazer, estou com médico marcado pro dia 28! Não aguento mais, é simplismente terrivél.. Meu único medo é de perder matéria na faculdade. (até pensei em esperar as férias de Julho, mas não quero correr o risco de nesse meio tempo passar por tudo isso de novo)

  96. Olá à todas! Tive várias inflamações e infecções na glândula; já drenei algumas vezes e voltava a inchar. Da última vez que cresceu de novo, o ginecologista prescreveu o GEL DE USO VAGINAL “KRONEL” MEDICAMENTO FITOTERÁPICO comprado em qualquer farmácia e vem com 10 aplicadores. Ele combate os processos inflamatórios e infecciosos vaginais. Muito bom!!! Com ele a glândula drenou naturalmente. Estou a quase um ano com a glândula sem inchar. Que alívio!!! Estou muito feliz. Mas, se voltar irei fazer procedimento rápido no consultório para desobstruir a glândula com fios absorvidos. Segundo um cirurgião de Portugal, ele realiza este tipo de cirurgia e é muito eficaz. Site: http://www.doctoralia.com.pt/medico/antonio+santos+silva-11604584.

  97. Ola Adriana! Vou entrar no nono dia de pós operatório de bartolinectomia bilateral.. Meu lado direito a glândula inflamava, mas no dia da cirurgia estava pequena e hoje ja está desinchado e não sinto dores. Porém nao consigo sentar ainda devido ao meu lado esquerdo… Era um cisto indolor mas bem grandinho..Deitada nao sinto dor, mas nao consigo sentar e em pé tenho um certo desconforto… Isso eh normal? O local ainda está inchado e duro… Estou preocupada pois ja nao estou tomando mais remedios..
    O medico disse que elas estavam bem aderidas, por isso a cirurgia demorou um pouco mais, e que a do lado esquerdo foi mais traumatica pois estava mais profunda..inclusive vi que o corte foi bem maior…

    Parabens pelo blog e por ajudar tantas mulheres! Beijos

    1. É normal sim, fica mais de quinze dias um pouco dolorido, como vc operou os dois lados, dificulta mais ainda achar posição pra ficar.. mas vai melhorando dia após dia, é bom tb uns banhos de agua quente…

  98. Eu acredito que ele deve fazer o mesmo procedimento de quando fez a marsupiliazaçao que usou a raquer e um sedativo no soro, porque ele disse que só vai me liberar no dia seguinte pela manhã, porque também já vai fazer a tarde.. Mas da outra vez foi tranquilo, nem senti dor, só que agora por ser a retirada da glândula estou com receio..

  99. Olá Adriana, amei encontrar seu blog.
    Pois quero deixar também meu relato sobre o cisto de bartholin, a aproximadamente uns10 meses atrás eu descobri um inchaço do lado esquerdo da minha vagina, procurei um ginecologista e ele falou que se tratava de uma inflamação em uma glândula, passou um tratamento com antibioticos e nada mais ele falou, fiz o tratamento e de inicio diminuiu depois de 3 meses voltou a crescer, nunca doeu e nunca me incomodou em nada, mas em poucos meses cresceu bastante, procurei uma ginecologista muito requisitada aqui na minha cidade e ela me indicou a drenagem, procurei o hospital regional e não consegui atendimento sai de lá muito chateada pois queria logo me livrar do inchaço então resolvi ir pra outro ginecologista e relatei todo o problema desde o inicio, e com esse ginecologista consegui esclarecimentos que antes não tinha, ele me falou que só podia drenar quando se sentia dores e incômodos na região do inchaço e isso era um abseço, no meu caso era um cisto, o famoso cisto de bartholin e que o procedimento correto seria uma cirurgia para a retirada dessa glândula.
    Hoje fazem 20 dias que fiz minha cirurgia,foi tudo tranquilo, o pós operatório foi um pouco chato, mas isso só durou uns cinco dias mais ou menos agora tá tudo bem, o médico que fez minha cirurgia me receitou tratamento com antibioticos e me deu 30 dias de afastamento do trabalho e 2 meses sem sexo, voltei na última terça feira pra fazer uma revisão, ele mandou que eu tomasse mais uma caixa de antibioticos e voltasse pra ele quando completasse os 30 dias da cirurgia, no demais estou muito satisfeita com a cirurgia e olhe que eu não cheguei a sentir dores nenhuma vez.
    Recomendo a quem está com esse problema que busque fazer a cirurgia logo, pois é a melhor solução.

  100. Olá Adriana, boa noite a todas.. Estou no meu terceiro dia de cirurgia, me sinto muito bem, graças a Deus, não sinto dor, não tenho sangramento, apenas um leve inchaço por estar recente, estou tomando anti inflamatório e fazendo banho de assento!! Foi muito bom seguir seu conselho Adriana!! Hj me sinto bem melhor só de saber que não tenho mais aquele caroço feio RS
    Aconselho a todas que estiverem passando por esse problema e estejam com medo, não fiquem, e se for o caso fazer a cirurgia, siga as orientações médicas!! BJ fiquem com Deus

    1. oi Géssica, fico feliz por você voltar aqui e dar seu depoimento! Que bom que correu tudo bem… e que está livre do incomodo do caroço, da feiura e de uma possível inflamação! Faça o repouso direitinho que vai até esquecer que um dia operou, beijos, fica com Deus também..

  101. Ola eu li todos os depoimentos e estou morrendo de dor nesse exato momento,estou tomando uns antibioticos para ver se eu melhoro, pois preciso ir no hospital mas nao aguento andar de tanta dor.ja tive umas 6 vezes e sempre tive qie drenar, mas nunca consegui que me arrancassem a glandula, sou de sorocaba, alguem sabe de algum médico b

  102. Ola meninas, estou com esse “caroço” a quatro dias e pelas pesquisas na Internet venho a crer que seja o mesmo problema de vocês.
    So consegui marcar ginecologista para dia 14 do próximo mês e hoje ainda são 18.
    Nao aguento ficar muito tempo de pé, dói o tempo todo. Já cogitei furar com agulha pra ver se resolve até o dia da consulta.
    O que acham?

  103. ola Adriana, ja tive minha glandula inflamada umas 10 vezes no total, e em todas as vezes ela estourou sozinha.
    Fazia uns 8 meses não me aparecei mais, eu sentia ela ali ( o caroço, mas os medicos me disseram que era comum ficar assim), então segunda comecei a sentir coisas que nunca tinha aparecido, e me deixou muito preocupada. tive ansia, diarreia, dores na barriga achei que podia ser outra coisa, mas o pus começo a sair no dia a dia no meu protetor diario, dessa vez não senti dor ou se quer o latejamento que da, não senti nada na região.
    Fui a um medico e ele me disse que ela piorou, me receitou remedios, perguntei o pq de td diferente agora, ele me respondeu q esta pior e a inflamação estava no estomago tbm… procurei muito na net sobre isso e nunca vi isso .
    sera q alguem ja passou por isso, ou podem me ajudar ?

  104. Ola meninas , a mais o menos 15dias descobri essa glandula esta enorme e muito inflamada, o medico pediu pra eu ir no sus fazer a drenagem mais estou com medo da dor, pq nao pega anestesia, gostaria de saber o valor da cirurgia q vcs tanto falam ….. obrigada

  105. Eu fiz a cirurgia há 5 dias. Estou com muita gases mas o pior que no grande lábios onde ficava o cisto tem uma feriada que arde e Ta amarelada, ele me passou anti inflamatório é um spray que alivia bastante. Mas é normal essa ferida? O único incômodo é ela. Não estou sangrando. Vc comentou de uma ferida na virilha talvez seja a mesma? Me ajuda. Tenho uma viagem internacional longaaaaaa em 1 semana.

  106. Olá gente. Quero deixar meu depoimento nesse blog que já ajudou a várias mulheres a respeito dessa cirurgia. Minha situação é um pouco diferente de todas vocês. E é um pouco longa, mas é a verdade.
    Já fiz essa cirurgia em março de 2015 e estou a rumo da segunda agora em julho. Meu médico não consegue entender o porquê q estou com essa glândula, se nos exames não foi identificado nenhuma bactéria responsável pelo inchaço. Pois não tenho nenhum sintoma, nem febre, nada, nada…
    E detalhe, acreditem se puder, ainda sou virgem. E por opção, pois tenho meus princípios, mas tenho namorado, que por sinal me ama e pensa do mesmo jeito que eu.
    Mas a questão é o seguinte. Encontrei um cara que ficou no meu pé, durante um ano e meio, querendo ficar comigo, isso foi antes de eu estar namorando, e ele primeiro se fez meu amigo e depois que ganhou minha amizade, tentou ficar comigo. Eu não queria, nunca quis, pelo fato e detalhe dele ser casado… 😦
    Mas daí, com o passar do tempo ele não desistiu, por mais q eu negasse, ele me beijou e fiquei encantada pelo beijo e despertou em mim, um prazer por ele, mas como eu sabia q ele era casado, decidi colocar em minha mente q o q eu estava fazendo e sentindo, era errado. E a partir daquele dia, me bloqueei. Como? Quando vinha o desejo de beija-lo novamente eu me retraia, e impedia q a minha lubrificação saísse, foi aí que percebi que a glândula de bartholin entupiu. Simplesmente porque decidi não sentir prazer, pelo fato de que eu não podia sentir prazer, por se tratar de um homem casado.
    Irei fazer minha segunda cirurgia, em um ano. A primeira foi um sucesso, depois de uma hora da cirurgia, ja estava andando pra fazer xixi. Kkk o pessoal do hospital se surprenderam, até o médico. Como também a recuperação. Mas comecei a namorar e pelo fato de só beijar meu namorado e sentir desejo por ele, voltou a entupir a outra glândula que temos, (esqueci o nome ) pq a glândula de bartholin já foi removida.
    Então, é isso gente. Vou fazer essa semana a segunda, e acredito que dará tudo certo.
    E pra vcs que vão tb fazer, não temam pq eh super tranquilo, tenham sempre pensamento positivo, pois eles nos ajudam a não ter medo. Bjuss a todas

    1. Que história. Sabe ue a La Haye explica isso, como esse bloqueio influencia nosso corpo, a mente é muito poderosa. Você falando me lembrei que quando era solteira me bloqueei de sentir prazer, com muita culpa, achando que era pecado, e tive essa bartolinite muitos anos depois… interessante não?

  107. Boa noite, estou com esse problema e gostaria de saber quais são os exames pré operatório? É só exame de sangue? Parabéns Adriana o seu blog é muito bom, estou criando corragem p fazer a cirurgia.

  108. Oi meninas, fiz a marsupialização há 22 dias e o cisto já voltou. Realmente, de acordo com os relatos do blog, a melhor coisa a se fazer é a retirada da glândula. Com certeza será o próximo passo que tomarei. A marsupialização nao adiantou de nada.

  109. Ola Adriana , fiz a cirurgia de retirada da Glandula do lado esquerde a 40dias ainda sinto dores no local e sai uma pequena secreção nos pontos internos ,será que e normal ou preciso tomar antibiotico de novo . Fui ao médico e ele disse que e normal . Não mantive relações sexuais durante esse período.

  110. Olá Adriana, eu fiz a marsupialização no dia 10 /07, estava com o dreno, e os médicos me disseram pra tirar cerca de um centímetro por dia, eu o fiz, ontem quando acordei ele já estava totalmente fora, porém não senti dor alguma. Só que ficou uma abertura no lugar do dreno, e bem ao redor da “boquinha” tem tipo uns fios amarelos, eu não sei o que é .. Se souber me avise por favor, acho estranho, porém não conheço perfeitamente o corpo humano. E ainda não deu tempo ds abertura se fechar por isso não voltei no hospital pra ver isso. Desde já agradeço .. 😊

  111. Olá meninas, tbm sofro com esse problema, algumas de vcs podem indicar um médico no RJ que aceitam Golden Cross PR fazer essa cirurgia, já fui em várias gineco e todas me passam antibióticos o que no meu caso não adianta em nada, encontrei o Dr. Ronaldo Gripp que enfim faz esse tipo de cirurgia, mas descobri que ele não está credenciado pela Golden! Voltei a estaca zero novamente, quem souber de outros médicos divulguem por aqui, pois a dificuldade de achar um gineco que faz essa cirurgia é grande! Desde já agradeço!

  112. ola Adriana, Estou com esse problema a mais ou menos 3 anos.o local inchava era uma dor ai eu tomava diclofenaco mais só melhorava quando ela rom piar sozinha.procurei um ginecologista ,fiz a drenagem ano passado achando que ia melhorar quem disse,o local esta aberto ate hoje. Procurei ele esse ano ,ai ele disse que ia fazer a marsupialização da glândula, e perguntei a ele se eu ia ficar boa dessa secreção, ele não me deu certeza. ai vendo os relatos do pessoal ,acho que vou pedir a ele a retirada da glândula .quero me livra desse problema,estou com um pouco de medo ,mais eu tenho muita fé em Deus.

      1. Adriana meu anjo ,eu queria saber a duração da cirurgia mais ou menos? é onde é a anestesia? E desde já agradeço sua atenção com as pessoas e comigo.bjs

  113. Olá! Bom dia.
    A tres anos fui no ginecologista e ela encontou o cisto,mas era muito pequeno, disse que nao precisava operar, que poderia ficar tranquila.
    Porém, esse ano, verifiquei que esta bem maior, do tamanho de uma bola de ping-pong. Não doi, só sinto um incomodo ao sentar. Percebi que existe tbm a complicação na hora da relação sexual, é como se o cisto ja estivesse fechando o canal. Estou com muito medo de fazer a cirurgia, de sentir dor durante e também depois.
    Com 1 semana eu ja consigo voltar as atividades normais? Mesmo andando de o ônibus?
    Adorei o blog. Beijos

  114. olha, fiz a bartolinectomia do lado direito em 2003, nunca mais tive problemas, no começo ficou tudo roxo, e quase chorei ao ver a aparência, mas cicatrizou e logo depois de uns oito meses precisava contar para ginecologistas que fiz a cirurgia, porque não dá pra notar a aparência… olha, quanto a lubrificação vaginal, pra mim teve efeito contrário, melhorou muito depois da cirurgia.. mas a medica havia dito que existem lubrificantes a base de água que são ótimos e não causam alergias… pra mim, foi muito boa a bartolinectomia, (apesar da raqui) porque na e´poca eu nem sentava de tanta dor…

  115. Olá Adriana tenho esse problemas com essas glândulas mas são dos dois lados,eu estava com muito medo dessa cirurgia mas graças a DEUS achei seu blogue não conheço nenhum go q faça essa cirurgia a minha go mesmo disse q se eu não estivesse com dor não precisaria,mas me encomoda esse negócio inchado aqui embaixo e quero fazer mais por estética porq e muito feio as duas estão com cisto se eu fizer a retirada das duas irá trazer algum problema pra minha vida sexual?se vc puder me recomendá algum hospital ou médico desde já agradeço bjs

  116. Tenho esse problema há muitos anos, sempre infeccionava e eu fazia drenagem, ficava dias sofrendo demais com isso. Há 2 anos e meio fiz a tal da marsupializaçao.. 4 meses depois voltou a inflamar e as infecções que eram, uma vez ao ano, se tornaram de 4 em 4 meses.
    Ha 4 dias voltei a fazer a marsupializaçao. . Deus.. como dói o pós operatório. . Pedi muito ao médico que fizesse a retirada da glândula, mas não sei porque ele não quis.. Peço a Deus que não volte a infeccionar. . Dor.. mta dor…

  117. Gostaria de compartilhar minha situação… estou passando pela 12° crise de bartholinite … ja drenei de todas as formas possiveis ,com a ciringa( que de verdade é a mortee) sem anestesia.. com bisturi .. ja foi atendia por otimos medicos que me derao um atendimento humanitari ,se inportaram em me anestesiar..e tal e tambem ja fui tratada como se fosse frescura… a dor é insuportave…. e eu ti criando coragem para ir ao medico passar por mais uma drenagem.. gostaria muito de fazerca cirurgia para retirar a glandula que inflama sempre do mesmo lado(esquerdo) porem .. eu estou sem convenio medico .. e pelo SUS … nunca consegui nenhuma consulta! Todas as vezes que eh consegui drenar foi passando como emergencia no PS pois nao aguentava nem andar..por acaso alguem conhece algum medico que faz esse procedimento voluntario nao aguento mais viver com esse dilema a cada 4 ou 6 mese sei que ele vai inflamar .me ajudem me deem uma luz meninas

  118. Ola adriana sofro com isso a quase 7 anos ano passado retirei a glandula do lado direito mas era para tirar o esquerdo que infecciona direto,agora este ano ja sofri 3 vezes com ela fui no ginicologista ele pediu todos os exames cirurgicos agora que levei os exames disse que e para esperar aparecer o cisto com isso ja fiz duas vezes exames vezes esse ano o exame so serve um mes se passar de um mes eles pede outro.esses medicos ficam com palhacada.o sus trata muito mal o sofrimento dos outros.amei seu blog.

  119. Olá meninas! !! Há três meses descobri que estava com este problema, antes de ir ao médico fiquei muito preocupada achando que seria algo mais grave! Mas logo na primeira consulta o médico me disse do que se tratava e desde então me orientou que o melhor seria a retirada da glândula! ! Não sentia dores e nenhum desconforto, mas fiquei com medo que chegasse a infeccionar ou que aumentasse muito, e não pensei duas vezes emais fazer a cirurgia da retirada da glândula! ! Hoje faz cinco dias que fiz a cirurgia, e foi exatamente da forma que a Adriana relatou!!!

  120. Bem amanha vou em uma matenidade pois me encaminharam para la estou com muito medo a minha glandula fica no lado esquedo ja doeu que chegou um ponto que nem sentar poderia sera que ela some ? pois nao quero submeter essa cirugia

  121. Boa noite meninas, tive bartolinite a uns três meses atrás fiz a drenagem, o médico me disse que foi causada pela gonorréia, namoro a um ano e três meses por causa disso quase terminei meu namoro, ele jurou nunca ter me traído. E nunca demostrou qualquer sintoma dessa doença estivemos até num urologista juntos e ele disse não ter nada a ver uma coisa com a outra até passou uns exames pra ele fazer pra confirmar. Porém durante esse meio tempo ele ficou doente e teve que tomar remédio o que acabou prejudicando o resultado dos exames até aí tudo bem, porém ele acabou por não repetir os exames alegando de que o que o médico disse já bastava para mim não desconfiar. Só que agora a milha glândula começou a inchar de novo e esta muito dolorida.E acabei por brigar com ele,desculpa sei que essa não é a principal finalidade deste blog, mas gostaria de ter a opinião de alguém pra me ajudar estou muito indecisa sobre o que fazer e que decisão tomar.

  122. Oi gente, tenho 20 anos. Me chamo Carla, eu passei 6 dias sofrendo, quando foi dia 14 eu fiz a marsupializaçao, eu tava super tranquila, com tanta dor que eu tava sentindo a seis dias eu quase fui correndo pra sala de cirurgia, meu namorado até caiu na gargalhada por que eu quis ir logo, enfim… Foi mais sofrido pra me darem o soro do que a raqui, foi super tranquilo, eu sentir só uma picadinha na coluna e assistir tudo mas claro não sentindo nada, terminou fui pro meu quanto e só recebi muito remédio na veia e soro, no outro dia eu só estava com um dreno e a doutora tirou e me deu alta. Hoje é 23 e antes disso eu já estava querendo varrer a casa é fazer tudo, mas ninguém deixa kkk. Levei 4 pontos e creio que só caiu um, porque ainda sinto lá dentro um que já quer sair. A única coisa que sinto é tipo uma pontadinha no ponto, acho que pelo fato de querer fazer as coisas ou não sei. Enfim, o meu remédio é horrível parei de tomar ele, o antibiótico mas pelos comentários vou voltar a tomar porque tenho medo disso voltar, só eu sei o quanto dói. Ficam tranquilas, a recuperação tem que ser feita mesmo, repouso total. Beijos

  123. Olá meninas, estou passando por essa fase terrível novamente.
    Eu tive pela primeira vez em 2013, fiz 2 drenagens sem anestesia, é horrível a dor. no ano passado 2014 tive de novo fiz drenagem sem anestesia. Depois de 2 dias voltei ao hospital com uma dor imensa e super inchado, a doutora olhou e nem tocou pois estava muito sensível, passei a noite no hospital tomando medicamentos para dor, é incrivel como uma glandula trás uma dor tão grande. Depois fiz a drenagem cirurgica, e voltei pra casa no outro dia. Tomei os medicamentos durante 10 dias, fiz banhos de assentos, bolsa de agua quente no local, espremia a todo tempo. Mas infelizmente a glandula voltava, mas conseguia controlar com bolsa quente. Agora como se não bastasse deu do outro lado, estou desesperada, pois ela se encontra um pouco grande e dura, e doi muito, e estou trabalhando, não consigo marcar com a ginecologista de urgencia, não quero fazer a drenagem sem anestesia. To apavorada :((

      1. Meninas, bom dia!
        Fiz minha cirurgia em novembro de 2015, não faz tanto tempo. Ocorreu tudo bem, tudo simples e tals. Hoje, quando tempo relações sexuais, se eu tenho duas ou três vezes em 2 dias por exemplo eu sinto dor na região da cirurgia, e um pouco de inchaço também. Como foi com vocês essa questão de ter relações sexuais meses depois da cirurgia?

        Beijos

      1. Oi Katia, até hoje quando tenho relações sexuais sinto dor na hora e depois, me incomoda muito, as vezes incha e fico com muito medo, toda vez to um banho bem quente para aliviar. Mas pretendo retirar as duas glândulas, infelizmente.

  124. Parabéns pela iniciativa, Adriana. Hoje faz 2 dias que fiz minha cirurgia. Fiquei 1 dia no hospital e agora estou em casa e sem dor. Um pouco de inchaço que não chega a incomodar. Estou me poupando e ficando mais deitada, em repouso, não abafando o local e tomando bastante líquido. Já sofri tantos anos com a bartolinite que agora não entendo porque não fiz antes a cirurgia. Seu blog ajudou muito. Obrigada! Qualquer intercorrência eu aviso por aqui.

  125. Olá Adriana. Hoje faz 5 dias que fiz a cirurgia de retirada da glândula de bartholin do lado esquerdo. Ocorreu td bem. O único problema que não consigo sentar e quando ando um pouco dói. E volto pra cama logo pra passar a dor. Então só deitada não dói. Estou tomando antibióticos. Será normal essa dor? Obrigada pelo maravilhoso blog. Abraços! !

  126. ola meninas, desejo melhoras e muita saúde a todas!
    fiz cirurgia ha 13 dias, to com medo pois ainda sangra. não sei se é da operação ou da menstruação!! a medica pediu para continuar tomando anticoncepcional. tenho algumas duvidas: posso fazer banho de assento? com o que ? ate quando vai sangra??? é normal esse sangramento?

  127. Olá! Hj está fazendo nove dias q fiz a retirada da glândula de bartholin. Ocorreu td bem, só ruim Q dói quando ando. Acho Q a linha dos pontos està me machucando. O que Vc acha?

  128. Olá meninas… algumas de vocês são de São Paulo? Encontrei um excelente médico que faz essa cirurgia, porém só o que o convênio paga não basta, preciso desembolsar um valor a parte. Com vocês também foi assim?

  129. Ola! Fiz a cirurgia de retirada a 7dias ! Estou em repouso desde entao com muita bolsa de gelo a recuperação esta sendo ótima! Estou tomando arnica antes e depois da cirurgia e ajudou no hematoma e na cicatrização , fora o antiinflamatório e o antibiotico q claro q tb tomei! Enfim ta tudo indo bem e sem dor! Mas ainda nao consigo ficar sentada muito tempo só deitada! Na recuperação façam repouso assim tudo cicatriza melhor!!!

  130. Ola Adriana, ja é a sexta vez que a minha glandula volta a inflamar, ja não aguento mais. Estou criando coragem pois tenho muito medo de fazer a cirurgia.
    Quanto tempo de recuperação apos a cirurgia??? bjoos

  131. Oi Adriana… Adorando essa troca de experiência e ao mesmo tempo triste em não ter visto isso antes. Demorei muito para fazer a cirurgia e agora, estou no 8 dia de Pós operatório e a 45 dias do meu casamento. Não sinto absolutamente nenhuma dor, mas em momento algum parou de sangrar, na verdade o médico disse que é “seroma” e é normal, mas às vezes jorra esse líquido e já estou aflita. Aconteceu o mesmo com vc?

  132. OLÁ Adriana. Fiquei feliz de ver seu post e triste por só ter descoberto sua página hoje. Passei uns 3 anos com a glândula entupida, mas como nao sentia nada e não tinha relação sexual não me preocupei. Mas quando fiquei prestes a noivar resolvi operar antes de casar. Há um pouco mais de um ano operei do lado direito e foi tudo tranquilo. Em 30 dias estava recuperada totalmente. O que acontece é que depois que casei a glândula entupiu novamente. Hoje estou com 4 meses de casada e há 5 dias operei novamente. E minha surpresa, na hora da cirurgia a médica notou que era necessário operar dos dois lados =/ Estou me recuperando bem graças a Deus, a diferença entre essa e a primeira cirurgia é a quantidade de secreção que sai, afinal estou com os dois lados aberto. No geral não tem do que temer, é uma cirurgia considerada simples,só incomoda um pouco a recuperação, é só evitar sentar =D

  133. Olá meninas, conheci esse espaço virtual hj. Vim deixar minha contribuiçao. Comecei sofrer com o cisto de bartholin em novembro de 2013, eu tinha um caroço do lado esquerdo q nao doía e aparecia no ultrassom como um cisto simples no introito vaginal. Neste mes citado ele inflamou e arrumei um medico que o drenou, mas me avisou q a soluçao era paliativa. Dito e certo. Julho de 2014 voltou a infeccionar e acabei indo para o centro cirurgico as pressas, porem, o medico fez a marsupializaçao. Recuperaçal foi tranquila, as vezes, sentia latejar, hj nao mais e nao tive recidiva. Porém, tem uns 10 dias que comecei sentir um desconforto do lado direito da vagina, porém nao encontrei nenhum caroço, mas sinto latejar bem proximo ao local. Ja vasculhei com dedo rs, espelho e nada, sinto desconforto muito similar ao q eu tinha. Minha pergunta é: posso estar com ela inflamando e ainda nao ter o caroço?? Depois de uma relaçao sexual com meu esposo q comecei sentir isso. Ahhh..depois q passei no meu médico pessoal, ele me afirmou q isso é causada por DST. Como assim??

  134. Olá bom dia, tbm estou com esse problema fui em 4 médicos diferentes fiz drenagem 2 vezes e ontem fiz outra drenagem com outra médica diferente que disse que a médica que fez as drenagens anteriores não fez a drenagem e sim punção pois ela fazia um pequeno buraco com a agulha e tirava com a seringa essa médica disse que a drenagem correta seria o corte na glândula e disse que a possibilidade de voltar e menor que a punção. Já havia avisado que queria operar só que a glândula só aparece quando inflama e para operar ela disse que tem que ser palpável. A médica de ontem disse que o pós operatório é horrível que na maioria das vezes ocorre hemorragia e que fica com um hemotoma disse que a cirurgia seria em último caso. Estou tendo bartholinite 3 meses seguidos não aguento mais tomar antibiótico. Existe casos como o meu que a glândula desinflamada não é palpável e não dá pra operar???

  135. Oi , eu fiz a cirurgia,e poden ficar tranquilas pois foi rapido e simples. Estou me recuperando muito bem,eu ja sofria com isso ha 5 anos,mas graças a Deus agora posso viver tranquila.

  136. Eu ja sofria com isso ha 5 anos,mas graças a Deus eu ja fiz a cirurgia e estou me recuperando. Eu recomendo fazer a cirurgia é super simples,eu dormi durante a cirurgia,e quando acordei eu nao senti dor,no outro dia eu me levantei fui ao banheiro normal,e logo tive alta e voltei pra casa. Entao nao tenham medo de fazer cirurgia ,e que Deus abençoe voceis.

  137. ola também tive esse mesmo problema sofri durante 2 anos sempre drenagem e sempre acabava voltando,chegou um certo dia que foi a um hospital particular e estava um ginecologista de plantão ele me disse que eu teria que operar se eu quer esse acabar com esse sofrimento mas ele me disse que poderia ser um pelo em flamado mas creio que não foi,então fiz a cirurgia entrei as 7:00 as 8:00 ja estava em observação as 10:30 fui liberada pra vir para casa fiquei sete dias de repouso e levei dois pontos e cairão sozinhos ja faz uns 2 anos recomendo a todos que fazem cirurgia e que nao precisem ficar com medo e uma cirurgia simples.
    adorei o blog nunca encontrei nada sobre o assunto……
    bjus

  138. Olá meninas… bom ter o relato de vocês para que possamos ficar melhor informadas e saber da experiência real de como é todo o processo. Eu descobri o cisto de Batholin a poucos meses, e semana passada conversei com meu médico que fará a cirurgia da retirada da glândula. A minha não infeccionou, por isso graças a Deus não sinto nada de dor. O local fica inchado, e depois das relações sexuais fica mais, porém sem dor. Meu médico disse que o fato de não ter inflamação é ótimo porque na maioria dos casos as mulheres percebem já quando sentem dor, o que já deve ser bem sofrido eu imagino, porque é uma região complicada neh?! Vou fazer a cirurgia no próximo mês, e confesso que estou um pouco assustada porque nunca fiz nenhuma cirurgia. Bom, boa sorte à todas!!! Beijos!

  139. Olá, tudo bem? Estou na fase de fazer os exames pré-operatórios para a cirurgia da bartolinectomia. Gostaria de saber se depois da cirurgia a lubrificação vaginal no ato sexual continuou a mesma coisa ou diminuiu ou sumiu.
    Bjos.

  140. Oi Adriana. Isso já nasceu em mim 7 vezes eu já fui no hospital pra retirada três vezes. As outras vezes eu mesma furei ela com bisturi. Qual a nestesia que você usou?
    Como eles fazem essa cirurgia? Vc ficou naquela cama que as grávidas doa a luz?

  141. Olá meninas! Fiz uma marsupializaçao em julho do ano passado lado esquerdo, porém qq exame q faço aparece la o cisto de bartholin. Nao tive mais problemas com ele, porem faz uns 15 dias q estou sentindo um desconforto vaginal, porém do outro lado, o direito. Fui ao medico q me examinou e disse q nao tem nada, esta normal a glandula, mas sinto algo latejando e dolorido, porém nao esta inchado. Minha pergunta é: posso estar com inflamaçao na glandula sem ela estar inchada??

  142. Olá! Eu sofri com o cisto há mais ou menos 4anos, no meu caso não inflamou, a médica não queria tirar, mas como estava muito grande ela resolveu tirar, tava com muito medo do pós operatório, mas graças a Deus estou me sentindo bem. Tô no segundo dia do pós operatório, não sinto dor, mas ainda sai sangue mas não muito, tô usando protetor diário, não tive nenhum problema com a anestesia e tbm não sinto dor para sentar. Fiquei preocupada pq a minha médica me disse que a região ia ficar sensível e que eu ia ficar sentindo dor, espero que ela esteja enganada!

  143. Olá, eu tenho 16 anos e faz 1 ano que não tenho relações sexuais, e a uma semana eu senti um certo desconforto na abertura da vagina, e com o passar fã semana notei um caroço que está crescendo, e dói muito pra andar e sentar… Será que eu estou com essa glândula!? Tenho vergonha de falar pra minha mãe que eu estou doente disso :c

    1. Clara não tnha vergonha, isto não é DST, não pegou de ninguem, simplesmente sua glândula resolveu fechar e até pelo jeito inflamar… Vá ao médico e tire a dúvida, deve ser sim a bartolinite… Sua mãe vai entender!
      Não passe dor, porque pode infeccionar e aí sim piora tudo. Força aí!

  144. Oi Adriana, tudo bem?
    Também vou fazer a cirurgia, tô lidando com esse problema a dois anos. Tenho só um certo receio depois de operada em sentir encomodo na relação. Mas vou fazer mesmo assim! Preciso!
    Não quero ser intrometida ou inconveniente, mas pode me falar se você sentiu? Se não quiser responder eu respeito!! Obrigada

    1. Não sinto nada, nao doi nem incomda, é super tranquilo para ter relação, as vezes uso um lubrificante, mas nada que atrapalhe, como quando a glandula esta inchada! Faz mesmo, vc vai ver como será uma liberdade de vida!

  145. Olá meninas , estou em meio a mais inflamação, a 13° a primeira foi na gravides há 20 anos atrás e não parou mais, 12 drenagens e agora lutando p não ter que drenar novamente, não gostaria de operar….

  146. Olá meninas voltei! Hj fui ao médico q lancetou meu cisto. Saiu pouca secreçao, tinha mais sangue dentro. Fiz a marsupializaçao em julho de 2014. O cisto voltou porem sem estar inflamado, ficou só o volume. O medico lancetou. Esta sangrando bastante…estou de repouso

  147. Olá Adriana…
    Bom meu caso é o seguinte, desde os 14 anos sentia que haviam duas bolinhas em minha vagina, falava pra minha mãe e a mesma dizia não ser nada, por fim cheguei a fase adulta, e assim que tive uma vida sexual ativa, comecei a me queixar de dores no ato sexual e as mesmas bolinhas continuavam lá até que começaram inchar, e indo ao médico descobri que em minha infância houve um acidente comigo cai com minha vagina no encosto da cadeira, o que obstruiu minhas glândulas e no lugar cresceu um minúsculo cisto, para adiantar sempre tive ótimos médicos e sempre que as minhas glândulas haviam abcessos drenava, até que por umas 4 vezes fiz enfim a marsupializacao das duas glândulas, passaram 6 meses e hoje me encontro sem plano de saúde, e o cisto do lado esquerdo voltou há umas duas semanas, estou com muito medo que ele crie abcesso pois sei o quanto sofri, gostaria de saber se consigo fazer a retirada delas pelo sus ou se quanto seria uma cirurgia dessas no particular ao mais muito obrigada, e saiba que você tem ajudado a muitas mulheres😙😙

    1. Vanessa não sei o preço,meninas, alguém pode ajudar? Mas o SUS faz sim,tem alguns depoimentos de meninas que fizeram pelo SUS, só que demora e tem que dar sorte com o médico, infelizmente (nesse nosso país… 😦

  148. Olá eu fiz a bartolinectomia á 1 mês e meio e notei um corrimento branco e ainda sinto que tem alguns pontos por dentro alguem pode me dizer se é normal, e pra ter relação tambem doi, alguem tire minha dúvida por favor.

  149. Olá Adriana! Fiz a cirurgia de marsupialização da glandula de bartholin há 3 dias e ainda está sangrando. Você sabe dizer se isto é normal? Caso seja, quantos dias deve demorar? Obrigada

  150. Bom dia Adriana,
    Fiz a Drenagem faz um dia, ainda esta um pouco inchado, porem indolor, vc sabe com quanto tempo posso voltar a ter relação?!
    Ah, a cirurgia da retirada da glândula irei fazer em breve, não quero mas passar por isso!!!

    1. Estou na mesmíssima situação. Nem cicatrizou e creio que não cicatrizará. Vou ao médico quinta, mas temo que tenha ficado pedaço da glândula no local. Ainda inflama, incha e sai pus. Um verdadeiro terror na minha vida.

  151. Tirei a minha glândula esquerda a 4 dias e me desculpe mas PQP. É uma dor Q parece não ter fim. Minha médica falou Q seria algo simples e Q no dia seguinte eu podia trabalhar e aqui estou eu a 4 dias de cama. A minha não chegou a inflamar. Apenas cresceu chegando a 3cm em um ano. Ainda não consigo sentar, e para fazer o número 2 é só com laxante. A médica falou Q estou sentindo tanta dor pelo tamanho Q a minha chegou, fazendo com Q o procedimento cirúrgico fosse mais profundo. Com quanto tempo vcs voltaram a sentar e andar sem sentir tanta dor? Estou assustada já. Os meus pontos foram internos e por isso não tenho Q fazer curativos. Banhos de banheira e toalha gelada aliviam a dor. Tenho usado tb gelol pq tanto tempo deitada está me dando nódulos nas nádegas.

  152. Olá!
    Fiz a marsupializacao dia 3/12 quinta feira…
    O médico passou Ibuprofeno 600 e Tylex 30 estou tomando o Ibuprofeno, mas estou sentindo dores e vi q no local esta inflamado… parou de sangrar na sexta feira mesmo dia 4/12.
    Estou sem usar calcinha… mas sinto arder no local e parece q nunca irá cicatrizar… o medico nao me deu orientacao nenhuma nem de repouso nem sobre os pontos… estou tomamdo o ibuprofeno de 4/4 horas sendo q ele receitou de 8/8 por 5 dias…
    Estou muito triste e arrependida de ter feito isso … a recuperaćao esta horrivel… o local ta muito feio… eu faço tudo em casa… menos guardar repouso… tenho duas crianças e moro sozinha com elas… imagina o meu pesadelo! Nunca mais faço nada!!!
    Bjos Adriana!!! Amei seu blog!! :*

    1. Oi linda… nem sei como começar. Força!!! O que vc mais precisa não está fazendo, que é o repouso até drenar td… Quando sarar conversa com seu médico para retirar de vez essa m. de glândula, pq ela pode voltar a inflamar. Marsupialização só resolve na hora, e como vc esta sentindo, dói muito. Faz banho de assento com água quente e se der com permaganato, que dá um certo alívio…
      BJ

  153. Olá , Bom dia !
    meu nome é Bruna , sou daqui de Cuiabá !
    tive isso 2 vezes , a primeira foi pior , pq não sabia oq era .. uma dor terrível , não conseguia sentar nem andar direito ..
    fez uma bola do lado esquerdo enormeeee, dai tomei banho com uma água bem quenteee mesmo por varias vezes e estourou e foi um alivioooo.. depois de 6 meses voltou e eu já sabia oque era mais não tinha todo conhecimento que tenho lendo tudo oque vocês postaram .. então fiz o mesmo processo e estourou de novo , não sei se irá voltar , to com medo de voltar.. a minha pergunta é , da de tirar essa glândula , mesmo estando por enquanto de boa ?

  154. Tive 2x a Bartolinite, a primeira vez não infeccionou so inchou mas em menos de 3 dias desapareceu, porem esta semana apareceu de novo, na terça feira começou bem pequena so do ia um pouquinho como da primeira vez, comecei a tomar medicamentos na quarta, mas nao teve jeito na sexta feira estava enorme e sábado não estava mais aguentando de dor, acabei indo na UPA da minha cidade, a medica que me atendeu falou que eu teria que ir no posto de saudê e pegar encaminhamento para um ginecologista, mas eu fui na UPA pois nao aguentava mais de dor, pois segunda marcaria uma consulta no ginecologista, a principio ela nao quis fazer a drenagem, mas eu implorei a ela pois doía muito eu nao aguentava mais, nao conseguia nem me mexer na cama, então ela fez, sem anestesia, dor horrível, mas pelo menos me aliviou muito. Espero que nao volte tao logo, pois minha ginecologista esta de recesso e so voltara em janeiro, espero que nao volte no mês que vem, e ja começarei a pagar plano de saudê para fazer a cirurgia da retirada da glândula, pois nao quero passar por isto nunca mais, melhor “sofre” alguns dias com o pós operatório do que a vida inteira com essa inflamação.

  155. Eu descobri o cisto de Bartholin quando tive minha filha, durante um preventivo, mas ele não me incomodava em nada, até que meu médico resolveu drenar 2x mesmo sem infeccionar e aí, um dia ele infeccionou, drenei e assim foi umas 8 ou 9 x. Passei por uma marsupialização que é tranquila, feita apenas com sedativos, mas que não adiantou em nada até que fiquei muito mal, drenei de novo e esperei voltar o cisto para operar. Segundo a médica, ela fez a bartolinectomia, a retirada da glândula, mas, após quase 5 anos voltou a formar o cisto. Quando fui me consultar com 2 outros médicos, disseram que a glândula não foi retirada por completo. Optei pela retirada total porque entrei em pânico ao pensar em passar por tudo de novo, dores, baixa auto estima… essas coisas. Para minha surpresa, a glândula nunca foi retirada, foi feita só uma marsupialização mais arrojada, com raqui e todos os cuidados e que tornou essa última cirurgia mais complicadinha. A glândula estava do tamanho de um limão e colada em outros tecidos, por isso senti tanta dor próximo ao períneo. Foi feita raqui, antibióticos como profilático e não levei pontos, o médico colou…nem aparece nada. Estou no 6° dia da cirurgia e não fiz repouso absoluto e nem precisei de antibióticos, apenas antiinflamatórios e analgésicos, higiene local com água e sabonete ( sempre uso glicerina para a região íntima) e tenho ainda um sangramento tendo que usar absorvente diário . Para sentar e andar ainda é um pouco incômodo e sinto muita dor às vezes ou nenhuma dor também… acho que é próprio da recuperação. Meu médico disse que eu poderia fazer o que quisesse, mas a dor me impediria portanto, sigo as recomendações da outra vez, 7 dias sem dirigir e atividades sexuais após 40 dias. Espero me livrar de vez desse transtorno dessa vez. Se eu fosse vocês meninas, optaria sempre pela cirurgia de retirada caso forme um cisto. Boa sorte e estou à disposição.

  156. Olá…
    Há dois meses fiz a marsupializacao. Imcrvel como durante mais ou menos um mês e meio, nada sentir, nem dor, nem desconforto….em fim, estava td bonitinho…
    Só que a mais ou menos 20 dias….a região da cirurgia, vem criando uma bolha avermelhada, acompanhada de dor….que só passa ado ela estoura.
    Isso já aconteceu umas 4 vezes..
    Fui a minha médica e ela me disse que foi alguma bactéria que o fez inflamar e me recomendou um creme marginal e banjo com ervas.
    Hoje, voltou a infeccionar….que pode ser meninas?

  157. Oi Adriana, boa tarde. De onde você é? Sou de SP capital e estou tendo dificuldades em achar médico do meu convênio (Unimed Fesp) que faça essa cirurgia. Vc fez pelo convênio, particular, ou público? Se foi particular, quanto vc pagou na época? Depois que vc operou, teve problemas novamente? Obrigada pela atenção! Emily

  158. Oi meninas, fiz a cirurgia para retirar a glândula estou hoje no décimo segundo dia de cirurgia, sinto algumas dores ao andar,mas acho q é normal, na hora da cirurgia fiquei acordada, não quis dormir. Acho que estou livre dessa barthonilite. Só fica tensa pois não sei se muda alguma coisa na relação.

    1. Oi Graça e demais meninas!Obrigada por compartilhar sua experiência! Eu fiz há 13 dias e meu médico está viajando, mas também não explica muito bem as possíveis reações!Vc sentiu dores até quando? E os pontos, quantos dias levou para cair ou ser absorvido? Eu estou no 13 dia de pos cirúrgico dabartholonectomia e estou com um pouco de dor no final do dia e acho que um ponto deve ter caído hoje, tive um pouco de sangramento e ainda sai uma secreção! Como ficou o local após os pontos saírem e ficou meio alto o local? Se puder me passar seu e-mail gostaria muito de poder conversar melhor com alguém que fez! Abs

  159. Oi Adriana, nossa lá vou eu de novo com a glândula inflamada. Tem ideia do porquê isso acontece?

    Da ultima vez, o médico que fez o procedimento disse que não há outro método que não seja a marsupialização…e não conheço outros aqui em fortaleza que façam esse procedimento. Sei que dessa vez vou ter que me submeter a marsupialização, mas como posso fazer a cirurgia se não fica aparente o caroço/nódulo??

    1. Em geral o caroço ou nódulo fica aparente,, se tem que drenar, na marsupialização, ele está inflamado, inchado, então depois de desinfeccionar, precisa ou melhor, seria bom retirar a glâncula. Olha a causa, ninguém explica direito.
      boa sorte!
      bj

  160. Olá, boa noite! Não sei se vc vai olhar esse post no meio de tantos, mas vamos lá…. Descobri o inchaço no mês passado e no dia seguinte fui a emergência do meu plano. A médica falou que como não estava inflamado ou dolorido eu poderia esperar para marcar uma consulta na ginecologista. Só que chegando lá na minha ginecologista, ela disse que não fazia mais cirurgia e que seria mt difícil eu conseguir um médico que faça, pois é uma cirurgia mt complicada mas que o plano paga pouco e não vale a pena. Realmente, liguei para outros ginecologistas e nada. Falaram que só fazem se ficar mt grande ou quando eu começar a sentir dor. E agora? Fico assim? Não poderei ter relações com meu namorado enquanto estiver com esse inchaço? É complicado! Vc ficou 8 anos. Mantinha relações nesse tempo (?) e não te incomodou nesse tempo todo?

    1. Oi Marcele! Eu tb não tinha dor, e mantinha relações normalmente, quase normalmente… Meu marido não se importava, apenas eu sei, era feio!!!
      Que pena que está complicado achar um médico que faça a cirurgia, difícil.
      O meu é um amor, Dr. Cassio … ele queria fazer desde que me viu pela primeira vez com esse problema, eu é que adiava. Enfim, se quiser entrar em contato, vou mudar o post e por nome e endereço dele lá… Abraços

  161. Boa Tarde, Meninas. Estava pesquisando sobre esse assunto e acabei achando este blog. Quantas mulheres com esse mal rs. Bom, eu comecei a sofrer com isso fazem exatamente 6 meses. Minha primeira crise foi horrível, não sabia como lidar. Fiquei uma semana procurando médicos até q consegui uma Doutora que fez a drenagem e acabou me explicando sobre a Bartholin. Um mês depois tive que voltar novamente ao hospital, estava pior, mas dessa vez os médicos da emergência não quiseram fazer a drenagem, entraram com antibióticos e anti-inflamatórios. Fiquei 10 dias sentido dor, sem poder sentar, andar… Vocês devem imaginar né? Retornei ao hospital e por sorte encontrei um anjo que fez a minha drenagem e acabou me indicando um médico para fazer a marsupialização. Após esse segundo caso, não tive mais ocorrência, até domingo agora. Voltou a inchar, dói insuportavelmente. Fui ao médico que me indicaram… o mesmo disse q não há necessidade de operar. Gente… cá pra nós mulheres, até quando vamos ter q sofrer tanto? Pq quase não existem especialistas para nos operar? Pq a maioria diz que não pode? É normal termos que ficar com um “ovo” entre as pernas sentindo dor e ter que aguentar ser cortada a sangue frio para ter um alivio? Sou do Rio de Janeiro, se souberem de algum médico que opere, por favor me passem o contato. Eu trabalho sentada 12h por dia, não posso perder meu emprego e tbm não vou suportar sentir mais dor.

    Mil desculpas pelo desabafo e muito obrigada a todas.

    Bjs

    1. Realmente Simone, quantas mulheres com esse problema e porque não operam… os médicos não querem operar!
      Fico feliz por ter operado, mesmo não tendo dor, e só me arrependo de uma coisa: não ter operado antes.
      Esperei oito anos! Por isso fiz essa postagem e não imaginava que seriam tantos casos e tantos depoimentos de pessoas como você, chega de dor!

  162. Bom dia meninas.
    Agente acha isso incomum até na hora que acontece com agente; e percebe que isso é comum com tantas mulheres.
    E vendo esses post vemos realmente o quando muitas sofrem com isso.
    Obrigada Adriana por responder meu email.
    Mais vou relatar aqui meu caso.
    Junho do ano passado descobri Oque realmente era isso… Cisto de Bartholin.
    Me senti constrangida.
    Pelo fato de ser no nosso órgão íntimo ; acabamos nos perguntando o pq acontecer isso.
    Cai de cama com muita febre, inchaço, uma inflamação dolorosa.
    Foi drenado.
    Assim veio ocorrer algumas vezes no ano passado.
    Fiz esses procedimentos na saúde pública e por orientação do médico teria que operar.
    Me informarão que nunca teriam previsão para tal procedimento.
    Decidir me cuidar numa clinica particular.
    Inflamando novamente fui fazer a drenagem nessa clínica.
    Assim o médico da clinica tb disse que teria que fazer a operação.
    Foi marcado a cirurgia em novembro do ano passado.
    Foi feito algum procedimento que fiquei uns 5 dias em casa com um dreno.
    Se passou o tempo e crendo que estava livre disso ; em janeiro deste ano voltou a inflamar novamente ; cama e febre.
    Voltando ao médico ele relata que tentou tratá-la e não deu certo.
    Estão foi marcado realmente uma cirurgia ; assim creio eu.
    No dia 04 desse mês entrei no centro cirúrgico.
    Fiquei de repouso uma semana; com uns 10 dias caíram os pontos.
    Tomei alguns remédios por 7 dias; fiz banho de acento.
    Ainda estou de resguardo.
    Como assim o médico solicitou.
    Já tive um retorno e tenho outro agora no começo do outro mês.
    Oque acho estranho é que sinto um buraquinho no local da cirurgia.
    Isso é uma grande duvida que tenho.
    Queria saber se isso é normal?
    E acho que ele não retirou a glândula como combinado.
    Paguei um pacote de cirurgia; mais dês do ano passado acho que não esta sendo feito Oque realmente paguei.
    Alguém pode tirar essa dúvida.
    Pois acho que o médico está omitindo informação.
    Desde já agradeço.
    Beijos meninas.

    1. Gabriela, eu fiz essa cirurgia há uns 15 anos atrás. Cirurgia tranquila e rápida. Uns dois dias após a cirurgia, eu senti um buraquinho ( parecia um buraco fundo). Voltei à médica. Ela passou uns remédios para aplicar, um spray. Pelo que ela disse, os pontos caíram e o local não cicatrizou. Foi cicatrizando de dentro para fora. Não doeu, mas incomodava quando eu andava e demorou 1 mês para fechar , o que me deixou bem preocupada. Depois ficou uma pele pequena ao lado do local aonde foi feita a cirurgia. Eu acho que é a pele que não grudou. Na época fiquei na dúvida se a médica realmente tinha costurado, porque eu não vi os pontos e vi os buraco, mas ela disse que deu ponto sim, então… vamos acreditar. Volte na sua médica, e converse com ela. Tire todas as suas dúvidas.
      Hoje em dia, após a relação,o local aonde ficava a glândula fica inchado, cheio de líquido e depois esvazia lentamente, em 1 dia. Isso não acontece sempre mas me deixa pensando o que será que foi que essa médica fez. Se não tem mais gândula, como pode inchar? Na próxima consulta vou questionar bastante.

  163. Olá! Fiz a marsupializacao hj e foi bem tranquilo, tomei um ponto só, mais estou vendo nos comentários que quem fez tbm a glândula sempre volta, sofro com isso a 8 anos e não aguento mais. Minha médica falou q não é necessário tirar a glândula toda, q só a marsupializacao e necessário e a glândula não voltara mais. Então quero saber se isso é verdade mesmo!

  164. Oi….estou grávida, com 5 meses….e estou com um cisto enorme na glândula de bartholin, quando descobri fui no outro dia ao meu GO, ela era pequena e ele disse que eu teria que esperar e ficar de olho, pois poderia sumir sozinha….fiquei, uma semana depois ela estava enorme – fui novamente ao médico, que após minha pressão me falou que ela não melhoraria não, que se infeccionar ou inflamar, preciso fazer drenagem e ou a retirada….saí de lá sem nenhuma recomendação, senão a de que piore….não sei o que fazer…e por estar grávida, ainda as opções diminuem…

  165. Má, na verdade eu retirei a glândula já… não retirei somente o cisto. Ainda sim, sinto um pouco de dor depois de ter duas relações, por exemplo. Também percebi que um banho quente ajuda a aliviar. Estou para passar no meu ginecologista. Vou comentar isso com ele para ver se é normal. Bjos

  166. Bom fiz minha cirurgia ha 8 dias , retirei a glandula , o medico só receitou lisador e compressa com gelo , esta bem dolorido , nao consigo sentar e quando passo a mao ainda sinto o caroço , meu esposo olhou e disse q parece estar como antes da cirurgia, estou preoculpada meu retorno é so dia 5 .

      1. Bom dia , passei no médico dia 5 , ele me disse q a secreção é pq os pontos estão caindo , e fica dolorido e inchado por ser um local sensível e chato , me passou antibiótico e antiflamatório que não tinha passado pós a cirurgia ,deu mais 7 dias de atestado , totalizando agora 22 dias . Abç

  167. Amiga Adriana amei entrar com vcs aqui e ver todos esses depoimentos .Eu sofro com essa Maldita glândula ja faz uns 7 anos .Já tinha feito varias drenagens e meu ultimo procedimento foi uma marsupialização .Ai fazia um bom tempo que não tinha voltado.Ficou um pouco inchado mas com medo de fazer a cirurgia deixei pra la .Só que agora eu to com uma grande crise muito inchada ate febre ta me causando . Agora de tarde vou fazer novamente a marsupialização por que ela assim tanto inflamada os médicos não retira esse glândula.Eu ja sei que vou sofrer agora e ela la pra frente vai voltar. Pois só tem cura mesmo tirando .Mas desse vez eu vou me cuidar vou fazer a marsupialização e quando assim que inchar.Eu corro pra fazer logo a retirada . Já sofri tanto com isso tenho crise muito forte quando ataca .agora mesmo aqui o cheia de dor a vontade da gente é corta livrar desse mau..Já estudei tanto sobre isso na net mesmo e pode ter certeza a única cura definitiva é tirando essa glândula NÃO HÁ OUTRA SAÍDA .

    1. Pois é Cinara, não há mesmo outra saída. Ninguem merece ficar com essa coisa de ir e voltar, e vcs que a glândula ainda dói, não tem jeito!
      Espera passar um tempinho – curtinho – depois que desinflamar e marca a cirurgia. Ela é simples, e nunca mais vai te aborrecer, se for bem feita, como a minha foi.
      BJs
      boa sorte

  168. Meninas eu sofro dessa bendita glândula faz 7 anos ,fiz varias drenagem e meu ultimo procedimento tinha sido a marsupialização dessa glândula .Passei um bom tempo sem ter crise mas voltou a inchar depois mas ai fiquei como vc Adriana com ela .não dóia dava pra viver com ela .Só que agora neste exato momento to com uma grande crise ela inflamou e não vai ter como retirar ela .Pois os médicos não faz a retirada da glândula ela estando inflamada.esta marcada para a tarde eu fazer novamente a marsupialização .Mas ja estou ciente que ela vai voltar .Pois a unica cura dessa maldita glândula é tirando ela .

  169. Olá meninas! Fazem 06 anos que sofro com essas glândulas, em 30/03/16 finalmente foi retirado uma delas, a do lado esquerdo. Ainda sinto muitas dores na região da cirurgia, tento lavar e secar bem os pontos para não infeccionar, mas até agora os pontos não caíram, notei que estão saindo aos poucos. Os pontos de vocês caíram de uma vez? Será que essa dor pode ser causa de alguma inflamação? Nunca levei pontos, não faço ideia de como é o processo…

      1. Oi Kelly, que bom que finalmente tirou essa malvada glândula… A dor é normal, depois de um mês diminui você quase não sentirá.
        Os pontos caem aos poucos ou são absorvidos pelo corpo, mas fica tranquila. Leu minhas recomendações, dá uma olhadinha lá, no mais, repouso, banhos de assento mornos, eu fiz com camomila e as vezes com permaganato de potássio, aliviava bem…
        Bjs boa recuperação
  170. Oii não sei se ainda responde os comentários, mas vale tentar.
    Meus pontos foram absorvidos
    Fiz no dia 7/4/16
    Hj percebi, ai olhei que está abertinho.
    Quanto tempo leva normalmente para fechar ?

  171. Adriana, parabéns pela iniciativa em esclarecer sobre o assunto. Fiz drenagem da glândula de Bartolhin 5 vezes, sofri muito e principalmente porque não tinha informações corretas… A aproximadamente 10 anos atrás fiz a retirada da glândula, pois só se faz quando ela virá um cisto, fiz a cirurgia na época pelo Hospital Sapopemba pelo SUS… A recuperacao fou super dolorida, pois a regiao ja tinha sido muito judiada… + com muito cuidado, antibioticos, banhos… Tudo passou, embora eu sentia desconforto na relacão, mas com o tempo tudo melhorou… Notei que a lubrificacao nao é + a mesma… Ano passado para pesadelo meu a esquerda inflamou… Como eu já conhecia os sintomas fui correndo ao meu médico, que entrou com antibióticos e fiz banho de assento, ela regrediu, na primeira semana ficou tipo um cisto, depois da mesma forma como veio foi embora, para graça de Deus sumiu e não tive mais nada, meu médico explicou que meu organismo absorveu… Sinto por todas as mulheres que passam por isso, pois é muito dolorido e em uma região tão delicada, onde tudo incomoda, lembro quando fiz o segundo procedimento o médico falou q tinha retirado a glândula e o cisto e na verdade não tinha… Com uma semana de cirurgia voltei com o pequeno lábio com um edema horrível onde tive que colar um dreno… Peço a Deus não precisar passar por isso mais, e se tiver q passar que seja na forma de cisto porque da para retirar a glândula para não ter nunca mais. Que Deus nos abençoe… Bjus…

    1. Obrigada Sara! Realmente é um tormento na vida de tantas mulheres, eu nem imaginava! Fico feliz em poder esclarecer com o que passei algumas delas… Um beijo, desejo que realmente a sua não volte a incomodar! Bj

  172. Olá Adriana!
    Quanto tempo depois se seus pontos caíram?
    Estou quase completando um mês de que fiz a cirurgia e ainda sinto uns pontinhos, demora muito para desinchar?
    No início do ano passado li essa mesma matéria, foi quando descobri a bartolinite e agora já operada volto aqui para agradecer pelo post…foi ela está sendo muito útil para mim.

    1. obrigada… meus pontos caíram logo, não me lembro mas acho que em um mes ja tinham caído… Vc vai voltar no medico para retorno. Os meus na verdade foram do tipo que é absorvido, acho que o seu deve ser também e cada organismo tem o seu tempo.
      Abraços

  173. Olá gente bom dia estou com bartolinite que são essas glândulas da vulva imflamada já tive reações de febre muito alta e está muito latejando e saindo secreção estou com muito medo meu marido não acredita q vai ficar sem transar comigo bastante tempo vou ao medico hoje pelo q vi e li aqui nos comentários quero tirar as duas não quero voltar ter esse problema de novo bjs

  174. Olá Adriana, fiz a cirurgia bartholinectomia dia 16/04/16, faz doze dias..sinto a região dura, como se ainda estivesse a glândula lá! Saindo ainda uma secreção sem odor, agora sem sangue. O médico falou que deixou uma abertura entre os pontos! Será porque? Ele não explicou! Alguém sabe me dizer se é assim mesmo? E até quando deve sair esse líquido amarelo?

  175. Oi Adriana e meninas! Após a cirurgia de bartholinectomia vcs sentiram dores até quando? Já faz 16 dias e o local está dolorido, principalmente no final do dia!

  176. Oi Adriana, suas dores passaram com um mês!? Sentia dor se movimentasse mais? Hoje tem dezessete dias, fica latejando se me movimento mais! O que o médico te indicou para dor e recuperação? O médico passou antibiótico por 5 dias, anti-inflamatório por 14 e agora estou usando uma pomada trofodermin. Queria te agradecer e parabenizar por sua dedicação e apoio, responde todas mensagens com atenção! Não tenha dúvida do quanto seu blog auxiliou muitas pessoas!

  177. Obrigada Cristiane. Passou em um mês aproximadamente. Doía um pouco para andar, subir escadas, mas nada alarmante. Voltei a trabalhar com 15 dias da cirurgia, mas acho que um mês seria o mínimo necessário. O local é delicado e alguns movimentos acabam causando desconforto, senão dor. Banhos de assento quente me ajudavam bastante, repouso quando der, ficar deitada, sem calcinha e nada que aperte a região e o entorno tb é bom… Tomei anti-inflamatório também e caso ainda com dor, liga para o médico e pergunta se pode tomar por mais tempo, acho 14 dias pouco…
    Beijinhos, boa recuperação!

  178. Me senti mais aliviada agora de saber do seu tempo de recuperação! Estava pensando que talvez a cirurgia estava tendo algum problema! Voltei a trabalhar com 10 dias… E tenho que andar, dai acho que vem a dor! Mas hoje já estou sentindo menos dolorida a região! fique com Deus e obrigada por tudo! Abraços

  179. Olá Adriana vou precisar fazer a bartolectomia Tbm meu é apenas um cisto não dói nem tem secreção é indolor na verdade ele só aumentou muito após essa minha última menstruação mas depois foi diminuindo e tal mas ao tocar eu sinto um caroço e tem dias que ele está maior e então dá pra perceber a diferença .minha médica então pedio pra retirar e tal .Essa semana irei retirar e o médico disse que retiraria a gladula pra que então não voltasse novamente mas minha maior preocupação é quanto o pôs operatório e qnto tempo realmente leva pra se recuperar já que vi que alguns pessoas falam que sagra muito e tal é quanto tempo leva pro repouso em questão das atividades do dia dia já que no meu caso trabalho com pessoas acamadas pego peso todos os dias.

    1. Olá Anelly, leva em torno de um mês… Para levantar peso, fale com sua médica, pode ser um pouco mais… Mas faça, antes que comece doer, o meu tb nao doía mas vc viu os relatos, de muitas mulheres dói muito!

      1. Ta certo Obg pela resposta,já pensei até em desistir já que não ta tão grande e é indolor mas me preocupo em piorar mas tarde.

  180. bom dia fiz marsupializaçao tem uns 3 anos nunca mais voltou meu ginecologista falou que as vezes ocorre por causa do estress que eu estava passando na epoca cada caso e um caso enfim nunca mais tive to otima

  181. Olá já fiz a minha bartolectomia porém no primeiro dia não dormir de tanta dor que tive não aguentava e nenhuma posição era confortável só tive alta no dia seguinte após a cerurgia hj estou o meu médico colocou um tampão que foi retirado no dia seguinte no banho no dia da minha alta hospitalar.passei a noite no tramal e mesmo assim sentir dor a noite td após a saindo da anestesia.o meu médico me passou um atingiriam pra tomar em casa e me deu 10 dias de repouso.mas minha preocupação maior é exatamente quantos dias leva pra se recuperar mesmo é com qnto dias pode fazer esforço ou pegar peso.ja que trabalho em um hospital em um setor geriatrico com pacientes acamados e obesos trabalho com medo 12 horas por dia.qria saber em relação ao tempo e qnto tempo leva pros pontos cair.Hoje estou no terceiro dia é mau consigo dormir sinto muita dor ainda não consigo me sentar direito e até pra ir fazer xixi é complicado sentar no vaso porque dói bastante e ainda está com bastante ematoma.aguardo resposta qnto tempo

    1. Olá… que pena que você esta tão dolorida… mas pense que vai resolver de vez esse problema!
      Leva um mes pra nao sentir mais nada, aproximadamente. Também fiquei com hematoma, mas aos poucos foi sumindo. tenta fazer os banhos de assento, duas ou mais vezes por dia, dá uma boa aliviada. Pode ser com permaganato, ou ervas, tipo camomila, erva cidreira, confrei também ajuda na cicatrização.
      Voltando no médico, peça mais tempo pois nao será bom carregar peso antes de um mês!

  182. boa tarde, fiz a retirada do cisto , dia 28/04/2016 e hj faz quase 40 dias e ainda sinto dor, fui tentar ter relação e nao consegui a dor é de mais oq eu faço, com vcs tbem foi assim me ajudem meninas

  183. Olá meninas! Faz dois meses que retirei a glândula esquerda no hospital Sapopemba! E concordo com a Adriana sobre o período de recuperação, levei em torno de 30 dias. Contudo, meu sofrimento não foi totalmente sanado, este mês (junho) a glandula do lado direito inflamou, fui ao PS e o médico queria apenas drenar, mas detalhe, “sem anestesia”, afirmou que a sua conduta médica seria a prescrição de antibióticos. Desta forma, possivelmente terei que passar pelo procedimento cirúrgico novamente, o problema é que ela inflama mas depois some. Isso é desesperador.

  184. Oi Adriana, fiquei imensamente feliz por saber que alguém compartilhou a sua experiência, quando pesquisamos sobre a bartolinite não se acha quase nada de informação sobre o assunto. Tive a dita cuja e ainda estou, fui ao hospital ontem porque não estava aguentando de dor, não conseguia andar, não conseguia sentar e passava as noites no banho de acento, e a ginicologista fez a drenagem na mesma hora aliviou é muito a dor não sinto mais nada porém ainda está muito inchada e o custo continua bem duro e do mesmo tamanho. Ela me passou antibiótico e anti-inflamatório pra piorar estou grávida, o meu medo e dúvida é será que vai desinchar? Eu ainda estou no primeiro dia de medicação já aproveitei e fui na minha obstetra hoje que me pediu pra continuar a medicação por pelo menos 5 dias que é a média do tempo para se fazer efeito e caso não mude e o custo continue duro e aqui que devo voltar para fazer a operação. Alguém já teve a experiência parecida com a minha?

    1. Meninas, alguém pode ajudar? Minha experiência foi só um pouco diferente, porque o cisto era duro, mas não doía… Creio que com o antibiótico vai desinflamar sim, e parar de doer, e depois da gravidez vc opera… Boa sorte !!!!!!!

  185. Olá meu nome é Rosana fiz a cirurgia de batolinectomia dia 22 de junho de 2016 foram quase 1 hs de cirurgia tomei a raqui na coluna e foi um sucesso. Ele após o término me mostrou as glândula retirada foram 3 bolinhas .
    Hoje completam 4 dias ainda sinto dor no local muita tontura acho q devido a anestesia mais estou com medo de não ficar 100% .

  186. Oi Adriana, hoje faz 23dias da retirada do cisto,ainda tenho dores,ainda incomoda pra sentar,o médico me deu mais 1 mês de repouso,total de 2 meses… Não imaginava sentir dor ainda,ele disse que ainda tem ponto dentro e q cai sozinho. Difícil, estou desempregada então tô realmente de repouso. Minha mestruacao ainda não veio também não, médico do sus não explicam muito só diz q ta tudo bem e que oor ser uma região delicada doi mesmo… agora to usando pomada vaginal c antibiótico que ele indicou :/

  187. Ola, estava pesquisando sobre esse grande mal pois já sofri muito com isso… Percebi umas duas vezes no ano passado que surgia uma bolinha dolorida mas que com o tempo voltava ao normal e atribui aquilo ao esforço e ao fato de andar de bicicleta, ate que em janeiro desse ano tive e ela não sumiu. Procurei o posto de saúde a primeira vez e fui mal atendida, a médica mal olhou pra mim e disse que provavelmente era uma hingua, e mi passou anti inflamatório. Como não resolveu, pelo contrario crescia comprei vários medicamentos que mi recomendaram na farmácia e mesmo assim só aumentava. Trabalhava de sete da manhã até as dez, onze da noite, pois era época de maior movimento na papelaria que trabalhava, mancando. Foi terrível. Após duas semanas terríveis de dor e sem aguentar andar direito mais procurei o posto novamente e a médica disse que estava com bartolinite, mas não explicou muita coisa não, mi passou antibiótico e anti inflamatório, além de recomendar que eu fizesse compressa de água quente para que saísse um olho onde o pus sairia, isso numa terça feira de manhã, onde ela pediu retorno na sexta. No mesmo dia a tarde senti dores insuportáveis, o caroço dobrou de tamanho ao ponto que fui levada as pressas para um hospital e fui internada. Tentaram mi medicar com 5 remédios diferentes para acabar com a dor, até um semelhante a morfina, porém nada resolvia. Os médicos disseram que nada faria efeito enquanto o pus não fosse retirado, porém os dois médicos que mi atenderam se recusaram a drenar o pus e mentiram dizendo que não havia cirurgião de plantão para mi atender. Um deles chegou a mi recomendar a ir para casa pois estava perdendo tempo ali. Desesperada e sem condições fiquei perdida. Resolvi terminar de virar a noite lá até que encontrasse uma solução. De manhã finalmente conseguimos uma grana emprestada para procurar um médico particular e com sacrifício conseguimos um que tinha vaga para aquela mesma manhã. Quando mi levaram para lá na ambulância pois não conseguia andar, o médico foi fazer a primeira análise e logo se assustou com meu estado e em menos de 5 minutos que estava na clínica ele mi arrastou para o bloco cirúrgico mesmo comigo chorando e informando que não tinha condições de pagar. Ali aplicou a anestesia e mesmo sem ela pegar direito iniciou a drenagem pois meu estado era crítico. Meu corpo não se movia, não tinha controle de nada, mas senti tudo e quando acabou que apaguei de exausta. Foram 2 litros de pus retirados. Tive que ficar com um dreno enfiado no corte uns 4 dias para que saísse o restante do pus de repouso absoluto. Quando retirei fiz banho de assento e recuperei rapidamente. Agora ele voltou e com tudo. Dois dias depois de aparecer já inflamou e encheu de pus novamente e as dores fora terríveis, sem andar nem sentar, muito menos dormir. Mais dois dias depois o local do corte da primeira drenagem abriu e o pus saiu sozinho o que aliviou a dor. Segunda feira irei entrar com o pedido da cirurgia, o médico já disse que só posso fazer quando desinfeccionar mas estou sendo medicada e seja o que Deus quiser. Estou com medo e traumatizada com a saúde pública. Nunca tive problemas de saúde que chegassem a esse ponto. A anestesia tem que pegar dessa vez, e espero não sentir muita falta dessa glândula depois.

    1. Nossa querida, que sufoco!
      Você não vai sentir falta da glândula, se sentir falta de lubrificação use um gel…
      Lamentavelmente esperar da saúde pública um tratamento adequado, nem sempre acontece…
      Espero que desta vez você tenha um melhor atendimento.
      Se vc mora em São Paulo tem um médico ginecologista que atende em um posto de saúde, mas não lembro qual, é o Dr. Roberto Sansoni, muito gentil, e muito humano… procure por ele!

      Bjs

      Adriana

  188. Fazem 7 meses que eu fiz a retirada da glândula… normalmente não sinto dor, nem nada… a não ser, as vezes depois da relação sexual. Se a relação dura muito tempo, a região fica muito inchada, e aí dói um pouco… e as vezes demora um pouco para desinchar. Eu fico bastante tempo na água morna para amenizar e funciona. Não sei de depois desse tempo eu ainda deveria sentir essa dor. Logo voltarei ao meu médico e relatarei isso para ver o que ele diz. Boa sorte à todas, meninas! Beijos

  189. Boa noite a todas! Parabéns Adriana pelo blog. Meninas estou na segunda drenagem. A primeira foi com seringa sem anestesia, horrível, mas a resolução foi quase instantânea. Dessa vez fui num ginecologista que dizia aplicar anestesia local. Pensei fosse mais ameno… que treva! A anestesia não pegou, vi estrelas, gritei, chorei, suei, até desmaiei. Nunca senti tanta dor na minha vida. Foi ontem às 10:30. Hj, ainda sangra e está bem dolorido. Gostaria de saber se é normal… saí de lá pior do que cheguei…e olha que eu cheguei desesperada de dor. Gostaria de saber se é bom nesse momento fazer compressa gelada pq continua inchado. A impressão que dá é que não resolveu. Em vista do primeiro procedimento. .. o médico tb insinuou dst. Eu li que tem a ver com bactérias que podem vir de DSTs ou não…pode ser tb do trato intestinal ou até da pele… mas é fato que a relação sexual tem a ver?? Pode-se afirmar que esse pbm ou é devido a dst ou devido a falta de higiene? As duas coisas não dxam de ser constrangedoras…

    1. Olá Dani
      Não é devido a falta de higiene e nem DST.É um lugar que é fácil ter bactérias, por ser uma glândula tem um orifício com abertura para fora do corpo o que pode facilitar a inflamação …
      Eu fiz banho de assento morno não gelado e melhorava…

  190. Olá Adriana! Fiz a retirada do cisto da glândula de bartollin e estou no sexto dia de recuperação, nao sei se os pontos caíram por q não consigo ver, mais exatamente hj está dolorido e com aparência de inflamado acho que algum ponto quebrou. Também sinto uma coceirinha chata entre os grandes lábios, é normal? Como faço o banho de assento? E se estiver inflamado o q vc me indica?

    1. Oi Vanessa, vc está tomando um antiinflamatório ou antibiótico não está? Para o banho de assento coloque em uma bacia larga, que caiba vc sentada, água quente, quase morna, e um comprimido de permaganato de potássio, dissolva bem e sente nessa água… Fica até a água esfriar quase, com esse frio, é fogo, mas tenta ficar um bom tempo, se nao tiver permaganato ponha algum chá tipo camomila ou erva cidreira, e vai pondo mais agua quentinha pra nao gelar logo…Vai dar uma relaxada e é bem gostosinho…. Se vc não estiver tomando antiinflamatório indico que peça ao seu médico…ou antibiótico, pra prvinir infecções…

  191. Boa noite, sou de Portugal e encontrei as vossas experiências por sorte. A minha mãe sofre com isso já a uns anos, e quando inflama vai no médico coloca o dreno e fica bem, desta vez está insuportável, ja drenou mas parece que o dreno fez a infecção subir para a parte superior do lábio que inchou muito, depois de vários antibióticos la acalmou, passado uma semana voltou a dor, as picadas, fomos na urgência e deram outro antibiótico mas nao melhorou, semana passada voltamos, a médica mandou fazer mais dois antibióticos ao mesmo tempo e voltar esta semana que vem, mas não esta melhorar, ate parece que esta inchando a parte de baixo, e se ve um pouco inchado na parte de cima da perna logo abaixo da vagina. Já nao sei mais o que fazer, ja levei a 3medicos diferentes e todos dizem coisas diferentes. Não auporto mais ve la assim, a médica diz que não tem nada pra drenar, como nao se esta inchado e inflamado? Ja tomou 5 antibióticos diferentes e agora se sente fraca e transpira muito. Me ajudem. Obrigada

  192. Estava sentindo dores au ter relação sexual, fui aí ginecologista e ele passou a tranvaginal e der que eu tinha dos dos lados bartolinite ele me disse que eu tenho que esperar emframa pra depois operar é certo isso? ou procuro outro medico

  193. Ola meninas , ano passado tive dengue e foi durante a dengue que tive a inflamação na glândula , havia 4 meses que eu não tinh relação sexual o médico pediu exames e deu tudo normal , no mesmo dia ele tentou drenar, mas por estar muito duro o local ele não conseguiu , então fui para casa e fiz os banhos de acento e tomei os remédios em 5 dias eu ja não aguentando de dor peguei um óleo corporal esquentei no fogão e passei no cotonete e ai deitei na cama e fui apertando até que estourou ,fiquei tão feliz , saiu muito puz , um cheiro horrível joguei ate minha roupa fora! Hoje to com 20 anos , fez um ano ja , não tive mais inflamação, porém fico meio uma bolinha por dentro, não atrapalha na relação sexual e eu não perdi lubrificação , apenas meio que um cortizinho na lateral da vagina , mas quase não percebe !! Minha dúvida é sobre esse cortizinho que dica meio que aberto depois que drena, ele nao fecha ? Ja passei pomadas,e sei la , eu não tenho vergonha mas queria que ficasse normal, alguém sabe um creme ou remédio para melhorar isso ? Obg !!

  194. Meninas…
    Eu tive essa inflamação na glândula três vezes, na primeira pensei que fosse morrer de tanta dor, até mesmo porque não sabia o que era aquilo, só quando fui a ginecologista que soube exatamente o que eu tinha. Ela me pediu pra fazer compressas de duas em duas horas, eu fazia mas aquilo não estourava, foi quando decidi ir ao pronto atendimento de um hospital publico e o médico estressado drenou de uma forma traumática pra mim. Eu deitei na maca e ele disse pra eu não me mexer, então ele puxou aquele cisto pra o lado e enfiou um tipo de bisturi (lanceta) dentro da minha vagina e furou sem nenhum tipo de anestésico, pois não pega mesmo né, e em seguida apertou com toda força por três vezes, cheguei perto de desmaiar de tanta dor. Aquela secreção com pus preta e amarela apodreceu o corredor do hospital e meus gritos mais pareciam uma mulher em trabalho de parto…rsrs
    Depois tive mais duas vezes e vou contar um segredinho pra isso drenar sozinho e rápido, minha mãe que fez pra mim e me ensinou. Corta a tampinha do tomate, quase só a pelezinha, esquenta na frigideira com uma gota de azeite até ficar molinha, espera esfriar um pouco para não queimar e coloca encima do caroço (glândula), faça algumas vezes de duas em duas horas, vai formar uma manchinha amarela, é ali que vai estourar, continue com as compressas de tomate e aguarde…
    Quando começar a drenar é só apertar devagar até sair todo pus e se tiver uma seringa, jogue soro dentro do furinho que forma para limpar tudo e procure seu médico pra ele acabar de cuidar de você e fazer a cirurgia de RETIRADA DA GLÂNDULA, pois só a marsupialização volta tudo de novo.

    Beijosss

  195. Olá Adriana, eu tenho 21 anos e drenei minha glândula de bartolin dia 12/ 09/16 (foi a primeira vez que tive), pois estava muito dolorida e inchada que nem podia andar. Estou quase sem dor, ainda sinto um leve incomodo ao sentar, percebo que esta cicatrizando, mas com uma bola dentro dela. Será que precisarei operar para retirar essa bola que esta ficando dentro da glândula?

  196. estou sofrendo tambem com essas gladulas, era so um lado agora sao os dois, gostaria de saber se retirando as duas gladulas, poderei engravidar sem problemas.

  197. Olá, quero muito fazer essa retirada da glândula, mas tenho medo do pós operatório! quantos meses precisa ficar em abstinência sexual, incomoda quando retorna ao sexo? e a aparência como fica? desde ja agradeço a resposta!

  198. tenho medo de fazer a retirada da glândula, mas preciso! e anseio do pós operatório, quanto tempo tem que ficar em abstinência de sexo? e o retorno do sexo incomoda?

  199. Boa noite meninas fiz a cirurgia para retirada da glândula em 21/06/16 operei os dois lados , poiso lado direito estava começando a inflamar e o esquerdo sempre estava inflamado não aguentava mais até q conseguir a cirurgia porém ja faz 5 meses que fiz a cirurgia e todas as vezes que tenho relação sexual a dor e o incômodo voltam , sinto que não tem mais o caroso porém a região fica muito dolorida, esta dor é normal alguém aqui já passou pela mesma citiacao que a minha? E pior de tudo que estou sem o plano de saúde e nem consigo mais passar pelo médico que me fez a cirurgia.

  200. Olá Adriana. Realizei a cirurgia da retirada da glandula dia 14/11 e hoje, cinco dias depois, começou um sangramento um pouco mais intenso. Não chega a ser um grande sangramento, mas me assustei mesmo assim, afinal é um sangramento. Isso é normal ? Faz parte da recuperação? Estou muito afita.

  201. Oii Adriana!!
    Fiz no ultimo sabado a marsuapializaçâo….
    ñ estou sentindo dor estava tomando tilatil porem estou com a pressao alta entao a medica suspendeu e mandou tomar só dipirona.estou meio preocupada pois estou pra ficar mestruada sera que pode infeccionar os pontos por causa da mestruaçao.?ñ sei oq fazer e oq pensar alguem passou por isso.?Desde já agradeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s